top of page
Buscar

Benefícios da Dança Circular para 50 +

Quando pensamos em dança, pensamos em relaxamento, momentos de descontração, alegria, prazer, felicidade, união...Imagina reunir todas essas sensações a um momento mais tranquilo da vida, onde muitas vezes já estamos com os filhos criados, com a carreira estabilizada e com a vida em um estágio de “certa calmaria”.


Imagina então, encontrar um espaço onde você consiga encontrar amigos e se sentir livre das amarras da idade, da movimentação do corpo, da incapacidade de coordenação... esse espaço existe e ele habita nas Danças Circulares.


Danças Circulares? Você deve estar pensando: Isso não é coisa de criança? É brincar de roda ?


Então vamos por partes. O que seria a Dança Circular?

Ela consiste numa roda, sim uma roda, onde os participantes se movimentam ao som de uma música e com uma coreografia específica. Ela faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e propõe o autocuidado, o despertar para o autoconhecimento e a consciência de que as emoções trabalham na melhora da saúde.


E te pego novamente pensando: Brincar de roda? Eu tenho idade pra isso? O que isso pode trazer de bom para a minha vida?


O primeiro grande ponto que posso citar é o contato e a interação com outras pessoas. Estamos saindo de dois anos de uma quase “prisão domiciliar”, principalmente se você leitor, for do grupo de risco, ou então, estiver acima dos 60 anos de idade. Foram meses de isolamento, solidão e medo. Nosso psicológico foi altamente atacado e muitas pessoas foram envoltas num mundo de depressão, isoladas até das pessoas que mais amavam, seus filhos, netos, amigos...


Nesse momento de luz, te apresento a Dança Circular. Ela é a conexão do envolvente, da divisão de energia, da troca e do amor ao outro.

Mas, para que essa conexão aconteça, primeiramente, precisamos nos unir em círculo através das mãos; por meio delas, nos conectamos energeticamente com o outro e compartilhamos os benefícios físicos e mentais, integrando movimento, ritmo e emoção. Durante as danças, trabalhamos aspectos físicos como a lateralidade, a consciência corporal, a flexibilidade mental e emocional.


Segundo Fátima Aguirre Ramos, coordenadora do curso de Formação em Dança Circular pelo Instituto Fênix de Humanização e uma das primeiras focalizadoras do país, “Ao dançar em círculo, juntos e de mãos dadas, formamos uma egrégora de amor. E assim, ao colocar nosso corpo em movimento a dançar, sutilmente aparamos as arestas que, por vezes, o dia a dia nos impõe. Tocar a alma! Isso é cura!”

Quando realizamos os movimentos ao longo de uma dança, trazemos uma série de efeitos benéficos para o cérebro. O simples fato de decorar uma coreografia faz com que nossa memória seja trabalhada, além de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a função cognitiva.


Além de tudo isso, dançar faz bem pra alma, deixa tudo mais leve e é um grande aliado no combate à depressão, isso porque, quando dançamos, temos uma sensação de bem - estar, motivação e prazer.


Conheça outros benefícios da Dança Circular:


· Sentimento de união de grupo e espírito comunitário;

· Acalma o emocional;

· Trabalha a concentração e a memória;

· Trabalha o autoconhecimento e a autorrealização;

· Ajuda a combater o stress, a depressão e aumenta a capacidade de concentração;

· Possui um aspecto inclusivo e coletivo capaz de criar vínculos e relações de solidariedade entre os praticantes;

· Desacelera o ritmo do mundo moderno;

· É uma atividade artística, que não requer prática nem habilidade para ser realizada;

· A roda desenvolve a bilateralidade (controle motor dos lados esquerdo e direito do corpo);

· A Dança traz prazer e bem-estar;

· Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, queima calorias e ajuda no controle da pressão arterial;

· Equilíbrio emocional - a roda ou qualquer movimento circular, como girar sobre o eixo do próprio corpo, ajuda a pessoa a se auto centrar, se equilibrar e se organizar internamente.


E aí, topas uma dança? Venha girar aqui conosco!


Ah! Aproveita que você já está aqui e dê uma conferida nessa entrevista incrível com a Focalizadora Fátima Aguirre Ramos e entenda mais sobre a Dança Circular.





bottom of page