top of page
Buscar

Nas asas da imaginação

Prepare suas malas, pegue suas melhores roupas e embarque no trem da imaginação.

No roteiro, como primeira parada, a inauguração da Estátua da Liberdade, no ano de 1886, depois, participaremos da passagem do século em Paris. Ah Paris! Podemos como opcional, participar de um cenário da segunda guerra mundial, vivenciar o romance de Romeu e Julieta e por que não, embarcar nas Viagens de Gulliver?

A leitura sempre mexeu com o imaginário das pessoas; através dela, podemos conhecer lugares impossíveis, viajar para

outro planeta, outro século, vivenciar romances épicos e navegar pelo imenso mundo imaginário.

Os livros têm o poder de nos fazer viajar através das palavras e nos prender em suas linhas, sejam elas divididas em muitas ou poucas páginas.

Para tudo isso, só precisamos de um cantinho gostoso, uma boa iluminação e uma grande dose de alegria.


E por que falarmos em livros?


Porque no mês de abril, comemoramos a importância desses companheiros tão importantes para o desenvolvimento intelectual e criativo de todos. No dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil e no dia 23, o Dia Mundial do Livro.


E qual a importância dessas datas?


Elas servem para lembrar a todos sobre o valor de incentivar o hábito da leitura.

A leitura tem o poder de ajudar o desenvolvimento intelectual, aumenta o vocabulário, o senso crítico e a aguça a memória. O ato de ler é para o cérebro, como a academia é para o corpo. Precisamos nos exercitar para manter o corpo são, o mesmo se dá com a mente, precisamos ler para poder exercitar nosso cérebro e assim deixa-lo ativo.


A prática da leitura, deve ser incentivada desde a infância. Devemos cultivar o hábito da leitura nas crianças, pois assim, estamos ajudando-as no desenvolvimento do conhecimento da língua portuguesa; além de tudo, faz com que elas se desenvolvam e passem a se expressar de maneira mais clara e objetiva.


Mas, para embarcar nesse mundo mágico, precisamos de autores que têm o dom de envolver através das palavras, o dom mágico de prender as pessoas no mundo da imaginação. Monteiro Lobato, um dos grandes escritores de obras Infantis e criador de obras como O sítio do Pica Pau Amarelo, sabia bem como fazer essa mágica e misturava realidade e fantasia, valorizando o universo brasileiro. Sua obra viajou e suas páginas se tornaram um programa de televisão que durou gerações. Quem nunca ouvir falar do Saci Pererê, da boneca falante Emília e da bruxa de cabelos amarelos e em forma de jacaré, a famosa Cuca?


Grandes nomes estão listados no rol dos escritores nacionais, entre eles José de Alencar, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Mario Quintana e Guimarães Rosa.


A cada ano que passa, mais e mais pessoas buscam esse mundo maravilhoso dos livros, seja no formato tradicional, ou tecnológico. A leitura é um agente fundamental para a transformação social do nosso país, portanto, cada vez mais devemos tornar o acesso à literatura acessível a todos.


Um país culto é um país melhor, mais esclarecido, mais consciente dos seus direitos e deveres.


E você, é amante da leitura? Me fale um pouco sobre isso.

bottom of page