top of page
Buscar

No Top Trends das notícias

No trendig topics das palavras mais comentadas das redes sociais, está o nome do bilionário Elon Musk.

O magnata dono da Tesla e da Space X anunciou nesta semana a compra do Twitter.

Com as hastag #ElonMusk e #ElonMuskBuyTwitter, vários memes vem dominando os perfis dos usuários desde o início da semana.

Quando o acordo foi anunciado a hastag #RIPTwitter que faz alusão à expressão em inglês “descanse em paz”, movimentou a rede e chegou a ficar entre os “trendig topics” do momento.


O negócio, avaliado em US$ 44 bilhões, foi aprovado pelo conselho diretor da empresa. Esse foi um passo importante para o magnata assumir o controle da rede social, porém a transação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas e por órgãos regulatórios; movimento que deve acontecer ainda este ano.


Elon afirmou que a rede vai ficar melhor, com mais transparência; o fim das mensagens em massa por robôs, a alteração na autenticação de perfis e a abertura do algoritmo, tecnologia usada para personalizar o conteúdo exibido para cada usuário, são algumas das mudanças que o empresário pretende implantar.


Sob o comando de Musk, o Twitter poderá passar por um processo de atenuação na moderação de conteúdo - fato que vem causando muitos burburinhos.

Um dos maiores medos que rondam essa grande aquisição é que o empresário já demonstrou, em vários episódios, ser contra o banimento de perfis. O bilionário acha que excluir permanentemente uma pessoa, como aconteceu com o ex-presidente do Estados Unidos Donald Trump, tem que ser analisada com muita cautela. A conta @realDonaldTrump foi suspensa permanentemente no início do ano de 2021, devido ao risco de incitação à violência. A conta já havia sido suspensa por 12 horas após o então presidente ter postado várias mensagens caracterizando como “patriotas” as pessoas que invadiram o prédio do Capitólio.

Segundo uma declaração de Elon Musk “A liberdade de expressão é o pilar de uma democracia funcional e o Twitter é uma praça digital onde os assuntos vitais para o futuro da humanidade são debatidos”.


O Twiter é uma das redes sociais mais poderosas do mundo e também um local onde ocorre a disseminação de muitas Fake News. Para muitos, uma redução no quesito moderação, pode resultar em mensagens de incentivo ao ódio e a violência.

Outro problema que a rede pode sofrer devido a esse excesso de “liberdade de expressão” é a perda de perfis de pessoas famosas, o que geraria a debandada de muitos dos seus fiéis seguidores.


Por enquanto, o que vemos são pessoas dizendo que suas contas tiveram aumento de seguidores e especulações de que pessoas banidas já estão com suas contas liberadas. O resultado desse movimento milionário, só veremos com o tempo.


O que se sabe até agora é que toda essa história gerou muita propaganda gratuita, divulgação do tema e um excesso de curiosidade sobre a vida e as atitudes do empresário.


O que você pensa sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

bottom of page