

"Lux Pan, um Fênix Lux diferente do início ao fim!"
19 a 24 de Julho de 2021
Pandemia: um evento global que afetou a todos. Fomos lançados às inovações, à tecnologia e a muitas possibilidades. A maneira como estudamos, trabalhamos e vivemos tem agora uma marca indelével que reconfigurou a forma de lidarmos com o tempo... e um efeito global como esse tem a força de alcançar a todos e também de conectar.
Pan atualmente é Pandemia. No entanto, o nosso evento trará o Pan sob um outro prisma. Pan = Todo. Portanto, toda a potência da palavra Pan que fala de outras perspectivas, outros olhares. Pan é Plu. Pluralidade, diversidade, profusão.
Por isso, o Fênix Lux Pan traz em sua 3ª Edição um verdadeiro PANteão de pesquisadores parceiros em uma instigante PANgéia de conhecimentos advindos de várias partes do globo e que formarão um raro evento, cheio de trocas, aprendizado e conexão.
Reserve a sua vaga no Lux Pan, um Fênix Lux diferente do início ao fim!

ABERTURA: Segunda-feira, 19/07 às 19h
Uma Fênix Pan, Renasce das Cinzas

Glícia e Alinne Manso
Tempos difíceis trazem grandes desafios. No lugar que os criativos se encontram transformamos tudo em possibilidades.
Com muita criatividade e amor, trazemos para o público um Fênix Lux repleto de convidados muito especiais, parceiros de jornada do Brasil inteiro, para o Brasil inteiro.
Você é nosso convidado!
Apresentação de Alunos
Alline Siqueira Freitas da Silva
Asteróide B612: Uma Jornada Arteterapêutica com Destino ao Autoconhecimento Infantil
Arteterapia como Caminho para o Autoconhecimento e Promoção Individual de Saúde
Lenilce Amorim Gimenez
Resgatando as Possibilidades na 3ª Idade
Maria da Penha Souza Melo
Sonhos, Símbolos, Mitos

Dr. Liomar Quinto de Andrade - SP
Sob a ótica da Gestalterapia, mitos, expressões de uma consciência ampliada e coletiva, e sonhos na expressão individual.
Vamos conversar sobre como os mitos podem ser compreendidos enquanto expressão de uma consciência ampliada e coletiva dentro da diversidade das culturas humanas. E o sonho como expressão individual.
_edited.jpg)
Mitos e Sonhos na Pandemia Reflexões Junguianas
No inicio da pandemia muitos pacientes relataram sonhos aterrorizadores, com gigantes, terremotos e muitas coisas relacionadas a desastres naturais. Por meio desta palestra vou relatar alguns sonhos de pacientes e analisar sob o enfoque Junguiano e mitológico da era que estamos vivendo e como isso afetou e irá afetar o comportamento humano nos próximos anos.

Drª Sonia Tommasi - SP
O arquétipo do herói/heroína nos mitos e na vida
O poder do mito perdura no imaginário da humanidade, o arquétipo do herói/ heroína transpôs as barreiras do tempo e se manifesta com intensidade no mundo contemporâneo.

Rodolfo Berg - RJ
O mito moderno do paraíso.
Essa fala pretende através da Psicologia Analítica uma análise arquetípica sobre o tema mítico do paraíso na relação com o projeto social da modernidade e contemporaneidade e suas influências sobre a Ciência, a Filosofia e as práticas terapêuticas.

Angelita Scardua - ES
Pandemia: O Retorno de Pan e a Sombra da Alma do Mundo
O Deus Pan, em seu aspecto obscuro, retornou do reino dos mortos em sua forma mais assustadora: A Pandemia. Em sua selvageria desenfreada, ele ameaça a segurança artificial criada pela civilização. Como nos conectarmos com o aspecto luminoso de Pan e transformar o pânico em um panorama da cura que tanto desejamos.
Drª Alessandra Jantorno - ES
Apresentação de Alunos
Carol Carvalho
A musicoterapia vibroacústica na promoção da saúde
Renata Cypriano Perez
O gesto inacabado
Mariana Brito Fernandes
Em busca da sensibilidade: Estudo junguiano sobre as raízes do machismo no insconsciente coletivo
Vanda Bernabé Francischetto Milleri
Arteterapia: Processo Criativo no Autoconhecimento do Educador
A Criatividade, o Dom e o Talento

Mônica Guttmann - SP
Brilhar no coração dos outros.
Ninguém veio a este mundo a toa e cada ser humano tem algo a criar, contribuir, transformar, compartilhar! Encontrar sua própria estrela e faze-la brilhar no coração dos outros, e nosso maior compromisso aqui na terra.

Márcia Melo de Araújo - SP
Criar é preciso!
Potencial criativo, criar novas realidades positivas e autoconhecimento.

Luzia Sampaio - RN
Arteterapia: Criatividade é poesia.
As expressões das Artes, sejam elas modelagem, pintura, desenho e outras, sempre serão manifestações de criatividade e poesia.
E não se destinam apenas à produção do objeto, mas principalmente ao aperfeiçoamento do ser humano na melhoria de si e nas relações!
.png)
Cátia Usevicius Maia - RS
O dom e o desenvolvimento do talento artístico.
Desenvolvimento e crescimento pessoal e criativo: Dom e talento: diferenças. Abordagens em atelier terapêutico: infância e maturidade.
Apresentação de Alunos
Mereida Maria Modesta Netto Garcia
Um portfólio, suas incertezas e possibilidades. Um breve registro de mágicos encontros
Diolira Maria Côrtes
Arteterapia (RE)significando Vidas - do autoconhecimento ao encontro com idosos
Márcia Valle Cabral
Arteterapia: O poder do autoconhecimento para emagrecer em tempos de pandemia
Claudia Solares
Escrita Terapêutica e Ensaios Fotopoéticos: Diálogos da Alma
Cuidado, Prevenção e Promoção de Saúde

Mariel Granato - PR
A Arteterapia e seu processo diante da fala psicossomática infantil.
Ao cuidar, prevenir e promover saúde, estamos falando de Amor à Vida. A Arteterapia em seu processo, atua como recurso terapêutico proporcionando o resgate do equilíbrio emocional necessário, prevenindo novas dores, promovendo saúde e a alegria de viver.

Regina Chiesa -SP
Arteterapia é Saúde.
Arteterapia como um processo que promove e preserva a saúde. Que facilita o despertar do potencial criativo no fazer arte e traz o ser saudável dentro de nós reconhecendo que ele é sábio. Que ao criar arte e comunicá-la amplia consciência e aumenta a qualidade de vida.

Celeste Carneiro - BA
Autocuidado
Em tempo de mudanças no mundo e da necessidade de se cuidar dos que se encontram mais fragilizados, precisamos parar um pouco para pensar nas próprias necessidades e refletirmos sobre a impermanência. Como uma Fênix, buscar nas cinzas da finitude o impulso para iniciarmos um novo ciclo.

Angelica Shigihara - RS
Arteterapia: acolhimento e Cuidado . Muito além do fazer arte.
- Relação arteterapeutica.
- Cuidado e acolhimento.
- Arte como expressão mediadora e transformadora.
- Saúde e equilíbrio.

Tania Rosseto - RS
Para além do tempo de Covid-19 e da pandemia: como cuidar, prevenir e promover a saúde?
Saúde é a condição para que o ser humano desenvolva as múltiplas habilidades que possui latentes em si. As linguagens expressivas podem ser o meio de expressar as tensões e as emoções. Quando mediadas pelo arteterapeuta, a tomada de consciência pode ressignificar as pequenas ações do dia a dia, transformando vidas.
O Universo das Linguagens Expressivas

André Magnago - ES
Teoria e prática em função do ensino das linguagens
Apresentação do novo formato do curso de artes do Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa.

Maria Cristina Urrutigaray -RJ
As narrativas da Alma

Eveline Carrano - RJ
Arteterapia e a Sétima Arte
O trabalho de vídeo terapia no Curso de Formação em Arteterapia tem
revelado a importância da Sétima Arte como eficiente meio terapêutico. O
poder que o filme tem de acessar o imaginário pessoal e coletivo suscita um mergulho nas diversas emoções, ativando o habitat natural dos arquétipos e
complexos individuais.

Sandro Leite - SP
A arte da criação
A arte traz à luz a expressão de ideias, sentimentos, bem como promove a expansão da consciência. A arte da criação apresenta duas importantes pinturas renascentistas com o intuito de tecer reflexões sobre o ato da criação, do criador, bem como sobre os símbolos que delas emergem.
A alma sempre se expressa em e para nós, homens e mulheres modernos, tão tecnológicos e totalmente identificados com máquinas tão maravilhosamente perfeitas, as que nos permitem nos conectar com o mundo inteiro. Porém não logramos tal feito (nossa conexão) conosco mesmo. Nunca assistimos tamanho afã em encontrarmos nosso caminho, mas nunca nos sentimos tão perdidos e vazios de nós mesmos.
Som, Corpo e Imaginário

Luziane Silveira - ES
Sonhos e Imagens do Corpo Dançante.
Uma reflexão acerca do Corpo Onírico Expressivo e algumas práticas arteterapêuticas de simbolizam dos conteúdos do inconsciente no corpo e na dança.

Lilian Engelmann - SP
Musicoterapia Receptiva: Música de Game no Contexto Terapêutico.
Musicoterapia receptiva é uma das metodologias de intervenção em musicoterapia. Neste encontro vamos apresentar algumas características da receptividade e como alguns elementos sonoros na música acionam a corporalidade e o imaginário. Como material de experiência, será focado a música de game e seu fenômeno de imersão.

Fátima Aguirre Ramos - ES
Meditação em Movimento: Dança Circular Sagrada.
Dança Circular, movimento que resgata uma prática ancestral, muito antiga e profunda. No círculo, de mãos dadas, o corpo “acorda” e se movimenta de maneira simples, de forma lúdica e harmoniosa, respeitando, entendendo e aceitando as diferenças que coexistem no círculo e que constituem nossa humanidade. Na roda, em comunhão com todos, o sagrado se manifesta e a alma é tocada.

Attilio Colnago - ES
Construção do Imaginário
A metodologia de trabalho e sua relação com as técnicas artísticas como facilitadoras na produção de um projeto em arte. Por meio do conhecimento e domínio do seu oficio o artista constrói uma linguagem que propicia a materialização do que está secreto e invisível na instância do imaginário e promove o encontro com os personagens que o habitam.
Pré-Lançamento Livro Chamas

Renata Sudré

Hely Tavares
.jpeg)
Lourdes Fátima
.jpeg)
Natalia Meneghel

Patrícia Oliveira

Celia de Souza

Juliana Simões
.jpeg)
Jandira Abranches
