"Lux Pan, um Fênix Lux diferente do início ao fim!"
19 a 24 de Julho de 2021
Pandemia: um evento global que afetou a todos. Fomos lançados às inovações, à tecnologia e a muitas possibilidades. A maneira como estudamos, trabalhamos e vivemos tem agora uma marca indelével que reconfigurou a forma de lidarmos com o tempo... e um efeito global como esse tem a força de alcançar a todos e também de conectar.
Pan atualmente é Pandemia. No entanto, o nosso evento trará o Pan sob um outro prisma. Pan = Todo. Portanto, toda a potência da palavra Pan que fala de outras perspectivas, outros olhares. Pan é Plu. Pluralidade, diversidade, profusão.
Por isso, o Fênix Lux Pan traz em sua 3ª Edição um verdadeiro PANteão de pesquisadores parceiros em uma instigante PANgéia de conhecimentos advindos de várias partes do globo e que formarão um raro evento, cheio de trocas, aprendizado e conexão.
Reserve a sua vaga no Lux Pan, um Fênix Lux diferente do início ao fim!
ABERTURA: Segunda-feira, 19/07 às 19h
Uma Fênix Pan, Renasce das Cinzas
Glícia e Alinne Manso
Tempos difíceis trazem grandes desafios. No lugar que os criativos se encontram transformamos tudo em possibilidades.
Com muita criatividade e amor, trazemos para o público um Fênix Lux repleto de convidados muito especiais, parceiros de jornada do Brasil inteiro, para o Brasil inteiro.
Você é nosso convidado!
Apresentação de Alunos
Alline Siqueira Freitas da Silva
Asteróide B612: Uma Jornada Arteterapêutica com Destino ao Autoconhecimento Infantil
Arteterapia como Caminho para o Autoconhecimento e Promoção Individual de Saúde
Lenilce Amorim Gimenez
Resgatando as Possibilidades na 3ª Idade
Maria da Penha Souza Melo
Sonhos, Símbolos, Mitos
Dr. Liomar Quinto de Andrade - SP
Sob a ótica da Gestalterapia, mitos, expressões de uma consciência ampliada e coletiva, e sonhos na expressão individual.
Vamos conversar sobre como os mitos podem ser compreendidos enquanto expressão de uma consciência ampliada e coletiva dentro da diversidade das culturas humanas. E o sonho como expressão individual.
Mitos e Sonhos na Pandemia Reflexões Junguianas
No inicio da pandemia muitos pacientes relataram sonhos aterrorizadores, com gigantes, terremotos e muitas coisas relacionadas a desastres naturais. Por meio desta palestra vou relatar alguns sonhos de pacientes e analisar sob o enfoque Junguiano e mitológico da era que estamos vivendo e como isso afetou e irá afetar o comportamento humano nos próximos anos.
Drª Sonia Tommasi - SP
O arquétipo do herói/heroína nos mitos e na vida
O poder do mito perdura no imaginário da humanidade, o arquétipo do herói/ heroína transpôs as barreiras do tempo e se manifesta com intensidade no mundo contemporâneo.
Rodolfo Berg - RJ
O mito moderno do paraíso.
Essa fala pretende através da Psicologia Analítica uma análise arquetípica sobre o tema mítico do paraíso na relação com o projeto social da modernidade e contemporaneidade e suas influências sobre a Ciência, a Filosofia e as práticas terapêuticas.
Angelita Scardua - ES
Pandemia: O Retorno de Pan e a Sombra da Alma do Mundo
O Deus Pan, em seu aspecto obscuro, retornou do reino dos mortos em sua forma mais assustadora: A Pandemia. Em sua selvageria desenfreada, ele ameaça a segurança artificial criada pela civilização. Como nos conectarmos com o aspecto luminoso de Pan e transformar o pânico em um panorama da cura que tanto desejamos.
Drª Alessandra Jantorno - ES
Apresentação de Alunos
Carol Carvalho
A musicoterapia vibroacústica na promoção da saúde
Renata Cypriano Perez
O gesto inacabado
Mariana Brito Fernandes
Em busca da sensibilidade: Estudo junguiano sobre as raízes do machismo no insconsciente coletivo
Vanda Bernabé Francischetto Milleri
Arteterapia: Processo Criativo no Autoconhecimento do Educador
A Criatividade, o Dom e o Talento
Mônica Guttmann - SP
Brilhar no coração dos outros.
Ninguém veio a este mundo a toa e cada ser humano tem algo a criar, contribuir, transformar, compartilhar! Encontrar sua própria estrela e faze-la brilhar no coração dos outros, e nosso maior compromisso aqui na terra.
Márcia Melo de Araújo - SP
Criar é preciso!
Potencial criativo, criar novas realidades positivas e autoconhecimento.
Luzia Sampaio - RN
Arteterapia: Criatividade é poesia.
As expressões das Artes, sejam elas modelagem, pintura, desenho e outras, sempre serão manifestações de criatividade e poesia.
E não se destinam apenas à produção do objeto, mas principalmente ao aperfeiçoamento do ser humano na melhoria de si e nas relações!
Cátia Usevicius Maia - RS
O dom e o desenvolvimento do talento artístico.
Desenvolvimento e crescimento pessoal e criativo: Dom e talento: diferenças. Abordagens em atelier terapêutico: infância e maturidade.
Apresentação de Alunos
Mereida Maria Modesta Netto Garcia
Um portfólio, suas incertezas e possibilidades. Um breve registro de mágicos encontros
Diolira Maria Côrtes
Arteterapia (RE)significando Vidas - do autoconhecimento ao encontro com idosos
Márcia Valle Cabral
Arteterapia: O poder do autoconhecimento para emagrecer em tempos de pandemia
Claudia Solares
Escrita Terapêutica e Ensaios Fotopoéticos: Diálogos da Alma
Cuidado, Prevenção e Promoção de Saúde
Mariel Granato - PR
A Arteterapia e seu processo diante da fala psicossomática infantil.
Ao cuidar, prevenir e promover saúde, estamos falando de Amor à Vida. A Arteterapia em seu processo, atua como recurso terapêutico proporcionando o resgate do equilíbrio emocional necessário, prevenindo novas dores, promovendo saúde e a alegria de viver.
Regina Chiesa -SP
Arteterapia é Saúde.
Arteterapia como um processo que promove e preserva a saúde. Que facilita o despertar do potencial criativo no fazer arte e traz o ser saudável dentro de nós reconhecendo que ele é sábio. Que ao criar arte e comunicá-la amplia consciência e aumenta a qualidade de vida.
Celeste Carneiro - BA
Autocuidado
Em tempo de mudanças no mundo e da necessidade de se cuidar dos que se encontram mais fragilizados, precisamos parar um pouco para pensar nas próprias necessidades e refletirmos sobre a impermanência. Como uma Fênix, buscar nas cinzas da finitude o impulso para iniciarmos um novo ciclo.
Angelica Shigihara - RS
Arteterapia: acolhimento e Cuidado . Muito além do fazer arte.
- Relação arteterapeutica.
- Cuidado e acolhimento.
- Arte como expressão mediadora e transformadora.
- Saúde e equilíbrio.
Tania Rosseto - RS
Para além do tempo de Covid-19 e da pandemia: como cuidar, prevenir e promover a saúde?
Saúde é a condição para que o ser humano desenvolva as múltiplas habilidades que possui latentes em si. As linguagens expressivas podem ser o meio de expressar as tensões e as emoções. Quando mediadas pelo arteterapeuta, a tomada de consciência pode ressignificar as pequenas ações do dia a dia, transformando vidas.
O Universo das Linguagens Expressivas
André Magnago - ES
Teoria e prática em função do ensino das linguagens
Apresentação do novo formato do curso de artes do Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa.
Maria Cristina Urrutigaray -RJ
As narrativas da Alma
Eveline Carrano - RJ
Arteterapia e a Sétima Arte
O trabalho de vídeo terapia no Curso de Formação em Arteterapia tem
revelado a importância da Sétima Arte como eficiente meio terapêutico. O
poder que o filme tem de acessar o imaginário pessoal e coletivo suscita um mergulho nas diversas emoções, ativando o habitat natural dos arquétipos e
complexos individuais.
Sandro Leite - SP
A arte da criação
A arte traz à luz a expressão de ideias, sentimentos, bem como promove a expansão da consciência. A arte da criação apresenta duas importantes pinturas renascentistas com o intuito de tecer reflexões sobre o ato da criação, do criador, bem como sobre os símbolos que delas emergem.
A alma sempre se expressa em e para nós, homens e mulheres modernos, tão tecnológicos e totalmente identificados com máquinas tão maravilhosamente perfeitas, as que nos permitem nos conectar com o mundo inteiro. Porém não logramos tal feito (nossa conexão) conosco mesmo. Nunca assistimos tamanho afã em encontrarmos nosso caminho, mas nunca nos sentimos tão perdidos e vazios de nós mesmos.
Som, Corpo e Imaginário
Luziane Silveira - ES
Sonhos e Imagens do Corpo Dançante.
Uma reflexão acerca do Corpo Onírico Expressivo e algumas práticas arteterapêuticas de simbolizam dos conteúdos do inconsciente no corpo e na dança.
Lilian Engelmann - SP
Musicoterapia Receptiva: Música de Game no Contexto Terapêutico.
Musicoterapia receptiva é uma das metodologias de intervenção em musicoterapia. Neste encontro vamos apresentar algumas características da receptividade e como alguns elementos sonoros na música acionam a corporalidade e o imaginário. Como material de experiência, será focado a música de game e seu fenômeno de imersão.
Fátima Aguirre Ramos - ES
Meditação em Movimento: Dança Circular Sagrada.
Dança Circular, movimento que resgata uma prática ancestral, muito antiga e profunda. No círculo, de mãos dadas, o corpo “acorda” e se movimenta de maneira simples, de forma lúdica e harmoniosa, respeitando, entendendo e aceitando as diferenças que coexistem no círculo e que constituem nossa humanidade. Na roda, em comunhão com todos, o sagrado se manifesta e a alma é tocada.
Attilio Colnago - ES
Construção do Imaginário
A metodologia de trabalho e sua relação com as técnicas artísticas como facilitadoras na produção de um projeto em arte. Por meio do conhecimento e domínio do seu oficio o artista constrói uma linguagem que propicia a materialização do que está secreto e invisível na instância do imaginário e promove o encontro com os personagens que o habitam.
Pré-Lançamento Livro Chamas
Renata Sudré
Hely Tavares
Lourdes Fátima
Natalia Meneghel
Patrícia Oliveira
Celia de Souza
Juliana Simões
Jandira Abranches
Tatiana Oliveira
Ana Rodrigues
Lerice Furtado
Marisa Franco
Luziane Silveira
Junia Passos
Andréa Quadros
Luziane Silveira - ES
Lilian Engelmann - SP
Fátima Aguirre Ramos - ES
Attilio Colnago - ES
Attilio Colnago - ES
Encerramento
Maria Glória Dittrich - SC
Espiritualidade e arte no cuidado de si.
A espiritualidade é um fenômeno humano que se apresenta no amor , na dor, na criatividade, no trabalho e nas suas relações existenciais consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com Divino. A arte criativa é a expressão legítima de representações da espiritualidade da pessoa e que interfere no desenvolvimento de sua consciência para o cuidado de si.