ARTETERAPIA

Grandes Transformações Começam de Dentro pra Fora.

PÓS GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA:
ÊNFASE NA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Turma 17 
Sua hora é o AGORA!

Caminhos do autoconhecimento por um mundo melhor.

Flor-para-Casamento-PNG.png
Flor-para-Casamento-PNG.png

História

Arteterapia surgiu no pós-guerra na Inglaterra como iniciativa de vários profissionais das áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Arte e Pedagogia, com o intuito de resgatar os indivíduos traumatizados pela guerra, mutilados físico e emocionalmente.

A junção desses profissionais utilizando as diversas linguagens expressivas das artes como instrumento de expressão, seguindo a orientação da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, provou a grande eficácia do tratamento psicoterapêutico, reintegrando essas pessoas à vida e à sociedade.
A partir daí, se delineia toda uma trajetória, culminando com a formação acadêmica que hoje é conhecida como Arteterapia. É uma formação multidisciplinar, que dialoga com as Psicologias e se utiliza das Artes, como meio de livre expressão. No entanto, tem toda sua especificidade, seja na teoria e especialmente na prática. No senso comum a Arteterapia como formação acadêmica é associada ás Artes plásticas e a terapia ocupacional.

 

 

 

 


 

 

O Curso
É uma formação acadêmica multidisciplinar e interdisciplinar, em permanente construção que dialoga com a psicologia analítica, gestalt-terapia e terapias corporais, além de outros saberes guiando-se pelos parâmetros da busca pelo auto-conhecimento, do estímulo á criatividade através da livre expressão, da percepção de si e do outro e da tomada de consciência para uma maior resolutividade na vida.​

Objetivos

Capacitar profissionais nas diversas áreas: Saúde, Educação Especial, Inclusão social e Terceiro Setor para trabalharem em suas funções de origem utilizando a Arteterapia como um recurso terapêutico capaz de prevenir o adoecimento e promover Saúde Mental por meio das linguagens expressivas, em grupo ou individualmente.

Flor-PNG-Pétalas-Flor-PNG.png

Matriz Curricular

Nossa Matriz Curricular é atualizada periodicamente para seguir as tendências do mercado profissional, e para estar sempre em conformidade com os parâmetros internacionais para a formação profissional.

  • Arteterapia I: Fundamentos / Especificidades / Arte, sociedade e cultura / Arte, psicologia e processos terapêuticos / Percepção e sensibilidade do terapeuta.

  • Arteterapia II: Introdução às Danças Circulares / Estudo dos sentidos e funções junguianas / Conhecimento técnico dos materiais, teoria e prática –TPAM / Método, projeto e processo em Arteterapia /  Processo criativo / Imagem, Corpo, Sons e Musicalidade

  • Arteterapia III: Fundamentos de Gestalt-terapia / Políticas Públicas de Saúde –PICS / Mitologia e Contos aplicados à Arteterapia / Elementos da linguagem visual / Arteterapia e Educação para grupos / Linguagem cênica e Arteterapia / Ética e prática na Arteterapia.

  • Teorias Psicológicas –  Psicossociologia

  • Tecnologias, Marketing Digital e Consultoria de Negócios para Arteterapeutas 

  • Psicopatologia

  • Fundamentos da Psicologia Analítica

  • Fundamentos – Psicologia corporal

  • Fundamentos – Psicofarmacologia

  • Metodologia da Pesquisa: Projeto em Arteterapia

  • Artigo

  • Estágio Supervisionado

  • Atividades de Complementação Curricular

  • Processo Arteterapeutico Obrigatório​

Público-alvo e Pré-Requisitos

A primeira coisa que deve-se saber sobre Arteterapia, é que o candidato não precisa ter nenhuma habilidade no campo artístico. Além disso uma boa dose de vontade genuí­na de ajudar a si e aos outro, querer ser um agente de mudança benéfica no planeta e coração aberto para aceitar os desafios da jornada.


É necessário que o aluno tenha terminado ou esteja terminando o terceiro grau. Nem a União Brasileira de Arteterapia e nem o Instituto Fênix restringem as profissões que podem ou não fazer a pós graduação por esta ter uma caráter multi e transdisciplinar. O curso é usualmente procurado por Artistas plásticos, Psicólogos, Médicos, Assistentes sociais, Pedagogos, Terapeutas, Educadores, Enfermeiros, Fonoaudiólogos embora tenhamos alunos contabilistas, arquitetos, matemáticos, administradores, advogados dentre outros.​

Crayones_cera_edited.png
Crayones_cera_edited.png

Processo Seletivo

Para ingressar no curso o aluno deve ser aprovado no processo seletivo

Benefícios

A Arteterapia é então uma terapia que através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade favorece:

  • O processo de individualização

  • A liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente

  • Contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos

  • Equilíbrio físico/ mental/ espiritual

  • Coordenação motora

  • Mais e melhores soluções para o dia a dia

  • Todos os conteúdos absorvidos nessa nova área do conhecimento serão de grande utilidade para todos os setores da sua vida.

Atuação Profissional e Oportunidades

Sem medo de errar podemos afirmar que a Especialização em Arteterapia não é um curso para quem busca apenas um título de pós-graduação.
O profissional Arteterapeuta está habilitado em sua formação para atuar na área da saúde, educação, recursos humanos, ou de qualquer outra área cujo objetivo seja o humano.

Esta atuação consiste em dar atendimento coletivo e/ou individual a quem deseja ou necessita pessoas que sejam portadoras de algum déficit de comportamento, aprendizagem, relacionamento familiar e social, além de auxiliar outros profissionais na área da saúde na recuperação de patologias como depressão, dependência química e etc. Porém a proposta primordial da arteterapia é a sua atuação preventiva evitando o adoecimento.
Este profissional trabalha com uma metodologia científica, utilizando as mais variadas linguagens expressivas, promovendo assim o auto-conhecimento do indivíduo, aumentando sua percepção e estimulando seus canais criativos, possibilitando maior e melhor qualidade de vida e uma melhor atuação profissional.

Trata-se de novos paradigmas para quem trabalha ou se interessa por saúde mental, educação, recursos humanos, inclusão social, terapias, humanização hospitalar e ainda para quem busca o autoconhecimento. O profissional arteterapeuta está habilitado em sua formação para atuar como facilitador na área de saúde, educação e recursos humanos. E atender clinicamente segundo os parâmetros da Arteterapia. Este atendimento pode ser coletivo ou individual.

O profissional Arteterapeuta possui seu CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações) 2263-10, e os movimentos nacionais não param de conquistar mais reconhecimento para a profissão.

Coordenação
Glícia Manso | 
Arteterapeuta AT 001 ES

Coordenadora Pedagógica Geral do Instituto Fênix de Humanização

2.jpg
dirty-paint-brushes-brush-n1KvDo1-600_edited.png

Estrutura Pedagógica

  • Acesso às informações pedagógicas, materiais, bibliografias e muito mais em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de um canal exclusivo de comunicação com setor pedagógico;

  • Coordenação Ativa: Você poderá contar com o coordenador do seu curso para o que for preciso;

  • Os materiais de uso comum, bem como diversos materiais que serão utilizados ao longo do curso serão fornecidos

  • O aluno poderá requerer sua Carteira de Identidade Estudantil pelo site da UNE, que lhe dará acesso a pagar meia entrada em shows e eventos em todo o território nacional. Consulte condições e custo em https://une.org.br

  • A rematrícula deve ser feita semestralmente. 

Encontros Presenciais

Nº Encontros: 2 encontros – 01 final de semana por mês. (Presencial ou remoto)
Horários: Sábados de 8h30 às 18h e Domingos de 8h30 às 16h.
Carga Horária: 660 horas.

Hospedagem

Tradicionalmente recebemos alunos de todos os lugares do Espírito Santo, Brasil e do mundo, todos os anos em nossos cursos. Para tanto, possuímos convênios de hospedagem para acolher nossos alunos em nossa maravilhosa capital, Vitória - ES. 

Certificação e Credenciamento

Sim! O curso é reconhecido pelo MEC.

Além dos nossos alunos e ex-alunos que podem atestar melhor do que ninguém a qualidade de nossos cursos de pós-graduação.

Nosso curso segue todos os parâmetros nacionais exigidos pela UBAAT - União Brasileira das Associações de Arteterapia https://www.ubaat.com.br/

 

Além disso ele também servirá para:

  • Extensão universitária (horas extracurriculares);

  • Enriquecer o seu currículo;

  • Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

  • Avaliações para promoções internas nas empresas;

  • Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

  • Concursos públicos (mediante verificação do edital);

  • Provas de títulos (mediante verificação do edital);

  • Seleções de mestrado e doutorado;

  • E diversas outras necessidades.

Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia
Arteterapia