Arteterapia
Mude de profissão. Mude o mundo. Mude você
Como surgiu a Arteterapia?
Em um cenário de destruição e poli traumatismos por consequência da segunda guerra mundial surge a Arteterapia como iniciativa de vários profissionais das áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Arte e Pedagogia, com o intuito de resgatar os indivíduos traumatizados e mutilados física e emocionalmente.
A junção desses profissionais utilizando as diversas linguagens expressivas das artes como instrumento de expressão, seguindo a orientação da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, provou a grande eficácia do tratamento psicoterapêutico, reintegrando essas pessoas à vida e à sociedade.
A partir daí, se delineia toda uma trajetória, culminando com a formação acadêmica que hoje é conhecida como Arteterapia. É uma formação multidisciplinar, que dialoga com as Psicologias e se utiliza das Artes, como meio de livre expressão. No entanto, tem toda sua especificidade, seja na teoria e especialmente na prática
O que é Arteterapia hoje?
Arteterapia hoje é uma profissão da área de saúde que consite em dar atendimento individual ou em grupo à pessoas que precisem. É uma prática que atua na prevenção do adoecimento e na promoção de saúde utilizando as práticas expressivas como pintura, modelagem, construção com sucata e objetos, dança, música, fantoches, dramatização e outras linguagens para dar forma simbólica e significado às emoções.
Onde pode atuar um Arteterapeuta?
São inúmeras as possibilidades de atuação. Basicamente um Arteterapeuta pode atuar com públicos-alvo, instituições e tipos de vínculos diversos. Alguns exemplos são:
Público-alvo
Crianças e Jovens
Adultos e Casais
Idosos
Pessoas em situação de rua
Dependentes Químicos
Pacientes Oncológicos
Equipes
Estudantes
Instituições
Hospitais
Escolas
Clinicas
Empresas
CAPS, CRAS
Lar de Idosos
Penitenciárias
Tipos de Vínculos
Contrato Simples
CLT
Concurso Público
Profissional Liberal MEI
Quanto pode ganhar um Arteterapeuta?
Um profissional Arteterapeuta pode ser remunerado de várias formas. O piso salarial do Arteterapeuta varia em média 150,00 a hora de trabalho. Em vínculos celetistas, este profissional pode trabalhar até 30 horas semanais por lei. Eles podem trabalhar de forma mista em suas clínicas fazendo atendimentos individuais ou em grupos, e serem contratados para realizar projetos, ações e palestras. Consulte maiores informações em www.aartes.org
Como se organiza a Arteterapia no Brasil?
Assim como a maior parte dos cursos e formações profissionais da área de saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e outros, a Arteterapia é regulada sob o aspecto educacional pelo MEC e sob o aspecto profissional por órgão competentes específicos.
No Brasil...
A União Brasileira das Associações de Arteterapia é o órgão que estabelece os parâmetros nacionais para a atuação dos profissionais e para a aplicação de cursos em todo o Brasil.
No Espírito Santo...
A Associação de Arteterapia do Espírito Santo é o órgão que protege e regula a atuação dos estudantes e profissionais em nosso estado. Além de credenciar os cursos que respeitam os parâmetros nacionais exigidos pela UBAAT.