top of page
Buscar

O poder da reflexologia

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung

O poder de um toque, pode gerar muitas sensações nos seres humanos. Nossa pele está repleta de terminações nervosas, o que faz com que sejamos capazes de captar inúmeros estímulos mecânicos, térmicos ou dolorosos. Raiva, prazer, amor, carinho, compaixão, caridade, são alguns dos sentimentos que podemos compartilhar no simples ato de tocar. Através do toque podemos ser curados das dores da alma; um abraço, um aperto de mão, uma massagem nos pés ou nas costas, um carinho no rosto, são estímulos que têm o poder de aliviar ou ativar sentimentos internos. Muitas pesquisas apontam que pacientes que passaram por seções de toques de parentes próximos, foram curados ou tiveram uma recuperação mais eficiente. Para a ciência, o que acontece é que, ao ser tocado, o corpo libera hormônios que trazem sensação de relaxamento e bem estar.


Além de tudo isso, o toque, se usado terapeuticamente, tem o poder de ativar pontos que irão aliviar dores de partes do corpo. As terapias complementares e integrativas como a reflexologia, ajudam a melhorar a qualidade da vida das pessoas de um maneira mais natural e menos invasiva.


Mas, o que é a reflexologia?


A reflexologia é uma ciência que estuda o reflexo de alguns pontos do nosso corpo. É uma técnica terapêutica de massagem, que se dá num processo contínuo, feito por um profissional qualificado e que consiste na aplicação de pressão em áreas específicas através dos dedos das mãos, que estimulam pontos energéticos situado nos pés, mãos, nariz, crânio e orelhas.

A reflexologia melhora o estado de saúde e é utilizada para prevenir doenças, reduzir a dor, melhorar a qualidade de vida, proporcionar bem estar e relaxamento.


É indicado para pessoas com alto nível de estresse, pessoas tensas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, prisão de ventre, constipação, labirintite, cálculo renal, asma, hipertensão, insônia, enxaqueca, dores nas costas e sinusite. A reflexologia não tem contraindicações e pode ser usada em qualquer tratamento. A técnica pode ser aplicada inclusive nos recém-nascidos e é excelente para relaxar, aliviar cólicas e auxiliar no desenvolvimento motor.


Confira alguns benefícios da reflexologia:

· Alívio de dores musculares e articulares.

· Equilíbrio corporal.

· Estímulo da circulação sanguínea.

· Sensação de bem-estar e relaxamento físico.

· Melhora da ansiedade e do estresse.

· Melhora da imunidade.

· Melhora de problemas intestinais e digestivos.

· Melhora da enxaqueca.


Entenda os tipos de reflexologia:

Podal

A reflexologia podal é a mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé que irão equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.





Facial

A reflexogia facial é o estímulo através do toque em zonas e pontos reflexos da face, que promovem processos naturais de autorregulação do organismo, desencadeando reações físico-químicas em células nervosas e neurônios que fazem a condução elétrica até o cérebro.




Palmar

A reflexologia palmar é uma técnica de massagem, que aplica pressão a vários pontos reflexos ao redor das mãos. A crença é que esses pontos estão relacionados a diferentes partes do corpo e que massageá-los pode ajudar a aliviar os sintomas em outras áreas.


Auricular

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos


Onde encontrar a reflexologia?


A reflexologia deve ser feita por profissionais capacitados. Caso contrário, não surtirá o efeito desejado.

Pensando na necessidade de qualificação profissional nessa área, o Instituto Fênix está com um excelente curso de Formação e Pós- graduação em Reflexologias que será coordenado pela Reflexoterapeuta Cleide Machado que é Diretora e docente de Terapias Complementares do Instituto Brasileiro de Pesquisas em reflexologias e Presidente do Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias (Organização da Sociedade Civil) e da Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Associadas .


Agora que você já sabe o que é reflexologia, como funciona e quais são os seus benefícios, que tal entrar em contato com a gente e começar a fazer parte desse time de profissionais.


bottom of page