top of page
Buscar

A importância da regulamentação da Arteterapia

Um pauta muito importante está sendo analisada no Congresso Nacional, o projeto de Lei 3416/2015 que regulamenta a profissão de Arteterapeuta. O projeto que na tarde do dia 12 de julho de 2022 foi retirado da pauta da comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e teve sua análise adiada, diz que:

“Arteterapia caracteriza-se por ser transdisciplinar ... Ela possui história e teorias próprias. Na prática, a Arteterapia consiste o uso de recursos artísticos/visuais ou expressivos como elementos terapêuticos. A Arteterapia é uma atividade já reconhecida como profissão em diversas partes do mundo. Existem associações de arteterapeutas na Itália, no Canadá, nos Estados Unidos, em Portugal, no Brasil, entre outros. Cabe destacar que, em países europeus, a arteterapia consta inclusive nos planos de saúde.”


A regulamentação da profissão de Arteterapia pode gerar mais empregos, proteger aqueles que já desempenham a atividade, garantir a qualidade da formação do profissional, aumentar a segurança jurídica, estabelecer tetos salariais justos, atrair novos talentos e fortalecer associações de classe.


E o que é a Arteterapia?


A arteterapia é o uso da arte como base de um processo terapêutico que visa propiciar o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e a reconciliação de conflitos emocionais. Ela funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. É uma forma de usar a arte como uma ferramenta de comunicação entre o profissional e um paciente, buscando uma produção artística a favor da saúde e utiliza diversas modalidades expressivas como: pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, sons, músicas, teatro, sem se preocupar com a estética.


Quem deve fazer arteterapia?

Ao longo do tempo a arteterapia tem assumido papel fundamental na garantia da qualidade de vida de pessoas das mais diversas classes sociais, realidades terapêuticas e diferentes patologias. As técnicas podem ser aplicadas, individualmente ou em grupo, em todas as faixas etárias e em pessoas com diagnósticos como: Transtornos Mentais, Oncologia, Gerontologia e Geriatria, Esclerose Múltipla, Demências como Alzheimer, Parkinson, Demência vascular, Fibromialgia, Acidente Vascular Cerebral, HIV, Reabilitação, Dependência química, entre outros.


Muitos arteterapeutas se dedicam também ao ensino, pesquisa e atendimentos em importantes hospitais e universidades do país. Antes de tudo, a Arteterapia é uma profissão na área da saúde, fundamentada no Ministério da Saúde, porém atua em várias frentes, utilizando também os processos expressivos utilizados nas artes. Através da utilização da arte dentro do processo terapêutico é possibilitada a manifestação do sujeito pleno, para além das limitações. A pessoa participa da construção de sua própria autonomia e resgata, assim, a dignidade humana.


Nesse contexto, ao transformar os materiais artísticos e ampliar a consciência, pessoas com necessidades especiais, dentro do espectro autista, idosos, com transtorno neurocognitivo (demências), grupos minoritários, populações com risco socioeconômico, dependentes químicos, com problemas de aprendizagem, com transtorno mentais, por exemplo, vão encontrando novos caminhos e obtendo melhor qualidade de vida.


Benefícios :


A Arteterapia é uma terapia que através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade favorece:

· O processo de individualização

· A liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente

· A expressão dos sentimentos

· A diminuição dos níveis de estresse e ansiedade

· A melhora na concentração, atenção e memória

· O Equilíbrio físico, mental e espiritual

· O desenvolvimento das capacidades motoras

· O desenvolvimento da autoestima e confiança

· Todos os conteúdos absorvidos nessa nova área do conhecimento serão de grande utilidade para todos os setores da sua vida.


O Instituto Fênix é especialista em Arteterapia. Há 18 anos, ele forma profissionais da área, faz trabalhos de atendimento, investe em projetos sociais e de apoio à saúde dos trabalhadores e acima de tudo, em parceria com a Associação de Arteterapia do ES, luta pelos direitos desses profissionais que são tão importantes para a qualidade de vida das pessoas. Por tudo isso, apoia o projeto de lei que irá regulamentar a profissão de Arteterapeuta.


E você, aprova esse projeto?


Então, confira o que diz o projeto e vote para que ele seja analisado e aprovado no Congresso Nacional.


Confira o texto completo do projeto de Lei: PL 3416/2015



bottom of page