Buscar

Psicologia Junguiana – Entrevista Profª Drª Alessandra Jantorno


No dia 22 de julho de 2020, para receber a nova turma da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana, a Profª Drª, e também coordenadora do curso, Alessandra Jantorno fez uma live para dar as boas-vindas aos alunos, além de conduzir um bate-papo super descontraído para marcar esse início e falar sobre o curso.


Se você tem interesse pelos estudos da psique humana, não pode perder essa entrevista tão esclarecedora e enriquecedora.


Qual é o objetivo principal da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana: Arte, Corpo e Imaginário?


ALESSANDRA “O principal objetivo é desenvolver no aluno habilidades para compreender de maneira correta e ascendente os conceitos de CG JUNG, dando o direcionamento correto para todos aqueles que tenha formação superior e que queiram adentrar nos conhecimentos da psicologia simbólica. O curso possui três eixos: Arte, Corpo e Imaginário, sendo que no segundo ano de curso é possível escolher a linha de trabalho de acordo com a profissão e atuação de cada aluno.” 


Quais são os benefícios de um tratamento terapêutico baseado na psicologia Junguiana?


ALESSANDRA “O tratamento  baseado na orientação em  psicologia Junguiana é muito eficiente, pois leva o paciente ao auto-conhecimento de suas atitudes conscientes. Identificação dos arquétipos que o conduzem na vida e, consequentemente, dos seus complexos.”


“O principal objetivo da Terapia Psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece no equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade”  (Carl Gustav Jung)


Segundo Jung, qual é a influência dos nossos sonhos em nossa vida?


ALESSANDRA “Para CG JUNG a influência dos nosso sonhos em nossa vida é grande, primeiramente um sonho pode ser compensatório,equilibrando atitudes e sentimentos desequilibrados em nossa vida consciente, os sonhos podem ser de conflito mostrando que estamos passando por períodos difíceis e transições, além da possibilidade de um sonho ser premunitório, prevendo atitudes do sonhador diante a uma situação que está por vir.” 


“Aquele que olha para fora sonha. Mas o que olha para dentro acorda” (Carl Gustav Jung)


O que são os arquétipos?


ALESSANDRA “Arquétipo, protótipo, ou antigas impressões sobre algo. Esse conceito é explorado em diversos campos de estudo, como a filosofia e a psicologia.Na psicologia analítica, é um conceito criado pelo psiquiatra Carl Gustav Jung para se referir a conjuntos de imagens primordiais que dão sentido aos complexos mentais e às histórias passadas entre gerações, formando o conhecimento e o imaginário do inconsciente coletivo; agem como estruturas inatas, imateriais, com que os fenômenos psíquicos tendem a se moldar, e servem de matriz para a expressão e desenvolvimento da psique. Também é associado a experiências universais, como nascimento e morte. Ou seja, para CG Jung o arquétipo é uma forma, em que características biológicas juntamente com a herança psicológica para representar a formação do indivíduo.” 


“ Os instintos são formas típicas de comportamento, e todas as vezes que nos deparamos com formas de reação que se repetem de maneira uniforme e regular, trata-se de um instinto, quer esteja associado a um motivo consciente ou não. ” (Carl Gustav Jung)


Faça uma breve explicação a ideia da complementação de opostos presente nos estudos de Jung.


ALESSANDRA “A complementação de opostos é a base para o desenvolvimento da psique humana e pré-condições de toda vida psíquica. Para CG Jung, quando ambos se encontram, surge a transformação. A complementação de opostos é rica e transcende a simples dualidade sujo/limpo, preto/branco, animus/anima.”  


” A ciência parece estacar junto às fronteiras da lógica, porém …a natureza não vacila com os opostos; usa-os para criar, pela oposição um novo nascimento.” (Carl Gustav Jung ). 


“Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos. “ (Carl Gustav Jung)


“O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação.” (Carl Gustav Jung)


Explique para nós a diferença entre a psicologia Freudiana e a psicologia Junguiana?

ALESSANDRA “Basicamente a diferença do pensamento de Sigmund Freud e de Carl Gustav Jung se encontra no fato de JUNG definir o Inconsciente Coletivo como parte da psique do indivíduo. Ou seja, o homem também é influenciado pelos seus conteúdos coletivos e não somente pessoais.” 


“Quanto maior for a carga da consciência coletiva, tanto mais o eu perde sua consciência prática. É, por assim dizer, sugado pelas opiniões e tendências da consciência coletiva, e o resultado disto é o homem massificado.” (Carl Gustav Jung)


É ilusório imaginar que o homem possa dominar e controlar a natureza, se ele não foi ainda capaz de controlar e enxergar a sua própria natureza.”(Carl Gustav Jung) 


Para finalizar, faça um convite aos interessados para ingressarem na nova turma da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana.


Olá! Você que estuda CG JUNG e é autodidata, faz cursos em todos os lugares, inclusive os gratuitos on -line, lê livros sem indicação de professores da área,  estuda randomicamente sem orientação de quais livros começar e quais livros darão base para próxima etapa de seu conhecimento, cuidado! você pode estar perdendo tempo de estudo ou aprendendo os conceitos de forma errônea. Venha estudar com quem sabe, com o grupo de Professores e Mestres que  fundaram o 1º grupo de estudos Junguianos de Vitória – ES na década de 90, venha estudar conosco e tenha uma formação sólida e séria, que abrirá as portas do seu autoconhecimento e do seu futuro. 


Concentre seus estudos no Instituto Fênix e atenda a esse chamado da  Pós em Psicologia Junguiana: Arte,Corpo e Imaginário – é hora de definir seu destino e se presentear com algo muito bom!


 “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino” (Carl Gustav Jung)

© 2020 Por PSJ Innovation

Developed by PSJ Innovation