Buscar

Dia do Farmacêutico


Para marcar este dia tão importante, nada melhor do que ouvir de uma especialista sobre a sua profissão. Hoje quem nos conta um pouco da importantíssima profissão de farmacêutico é a profª Renata Mazuco, Mestre em Ciências Farmacêuticas, doutoranda em Biotecnologia Vegetal e professora de Psicofarmacologia na Pós-Graduação em Arteterapia.


"Os farmacêuticos são profissionais de tradição milenar, há registros muito antigos do exercício da profissão, de mais de 2 mil anos. O que muitas pessoas não sabem é que muito além do trabalho direto nas farmácias, esses profissionais atuam em 10 grandes áreas diferentes e em 135 especialidades, algumas delas são: cosmetologia, estética, pesquisa, indústria farmacêutica e a área de alimentos. Porém, ainda sim, o farmacêutico, é o profissional da saúde que sempre esteve mais acessível à população. Sua atuação na dispensação de medicamentos ao paciente, visa a adesão ao tratamento prescrito, a compreensão da necessidade de realizar seu tratamento corretamente e do motivo de tomar nos horários certos. Sua atuação vem ganhando mais força com a implementação dos consultórios farmacêuticos. Nesses espaços, os pacientes recebem diversas orientações e informações. Alguns exemplos são: avaliações do uso de medicamentos, informações sobre efeitos colaterais, interações medicamentosas e a orientação do que esperar do tratamento. Além disso, esse profissional está atento as características de diversas doenças, podendo orientar os pacientes nas farmácias a procurarem ajuda médica, sempre que observarem tal necessidade. Esse papel ficou muito claro durante a atual pandemia causada pelo coronavírus.


Os farmacêuticos estão desempenhando um papel fundamental na orientação à população sobre as diversas formas de prevenção da doença Covid-19, quanto aos sintomas e no esclarecimento de diversas dúvidas que surgem diariamente por conta das Fake News. Portanto, a profissão farmacêutica dispõe de uma grande diversidade de áreas de atuação e o seu papel na promoção da saúde da sociedade fica cada dia mais evidente, ajudando a consolidar ainda mais esse profissional no mercado de trabalho."


Feliz dia a todos os farmacêuticos!

Instituto Fênix de Humanização

Desde 2004

E-mail 

contato@institutofenix.com

 

Telefones

+55273222.1117

+5527999031776

Endereço

Escadaria Acyr Guimarães, 33

Centro Histórico de Vitória

Espírito Santo, Brasil

Entre em contato

Instituto Fênix de Humanização