CURSOS

PALCO: CONTANDO E DRAMATIZANDO HISTÓRIAS


APRESENTAÇÃO
Palco é um projeto experimental do Instituto Fênix. A proposta é por meio de linguagens e metodologias diversas, pela história, pela música, pela performance ou pela arte: é a vez de dar voz ao corpo. O corpo que nos move, e que carrega marcas indeléveis da nossa individualidade. Uma busca pela expressão, pela liberdade e pelo autoconhecimento em um mergulho dentro do próprio corpo e da experiência de ser no mundo. 

"Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso,
Jogando meu corpo no mundo,
Andando por todos os cantos
E pela lei natural dos encontros
Eu deixo e recebo um tanto
E passo aos olhos nus
Ou vestidos de lunetas,
Passado, presente,
Participo sendo o mistério do planeta"

Compositores: Antonio Pires / Luis Galvao

O curso completo é composto de 4 módulos com abordagens distintas. Ao final do curso o grupo, em conjunto com os professores poderão se apresentar na II Mostra de Artes e Talento Fênix que acontecerá em dezembro de 2019. Os ensaios serão combinados entre o grupo durante o curso.

PÚBLICO ALVO PARA TODOS OS MÓDULOS
Pessoas acima de 14 anos.

CONHEÇA A PROPOSTA DE CADA MÓDULO

MÓDULO I - CONTOS CORPORAIS - A ARTE DO CORPO DE CONTAR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

Por meio da expressividade corporal ligada ao mundo dos contos e da Contação de Histórias, trabalhar o autoconhecimento, através de imagens arquetípica ligadas às histórias, e ao próprio corpo de cada participante e o seu conto pessoal, advindo de sua mitologia pessoal. Descobrir seus personagens internos e externos no palco da Vida é o intuito maior desse módulo.

OBJETIVO
Trabalhar a dimensão emocional do corpo por meio da Linguagem.Expressiva dos Contos e da Dança.  Abrir espaço para melhorar a comunicação e perder a timidez podendo se conhecer melhor.e explorar novos talentos em mesmo, reconhecendo a sua mitologia pessoal.

CONTEÚDO
Contação de Histórias através do corpo e para o corpo. 
A corporalidade, como via de expressão simbólica combinada a oralidade e algumas  práticas cênicas do universo da contar histórias.

BENEFÍCIOS
Liberação da expressividade do corpo. 
Estimula e facilita a comunicação. 
Trabalha a timidez. Vivencias que abrem a um autoconhecimento. 
Aprender técnicas da Contação de Histórias 


Luziane Cristine Coelho da Silveira - Formada em Comunicação Social pela Ufes, habilitação em Publicidade e Propaganda. Professora Universitária há 18 anos. Facilitadora de Biodanza. Curso de Teatro e de Contação de Histórias pela FAOP, Ouro Preto.  Diretora das peças infantis da Dinâmico Produções em Alfredo Chaves. Arteterapeuta formada pelo Instituto Fênix - registro 059 AARTES.

MÓDULO II - A MELODIA CÊNICA

Esta oficina é uma oportunidade para o artista vivenciar a própria musicalidade no movimento do corpo. É uma forma de compor o seu movimento corporal como se fosse uma melodia musical. É uma maneira de olhar as ações do corpo e enxergar nelas as nuances de ritmo, funções harmônicas e direcionamentos que existem na composição da linha melódica. É uma nova percepção sobre musicalidade. Nesta oficina, o artista realiza ações físicas mais precisas, linhas de movimentos bem delineadas e com organicidade, proporcionando aos olhos do expectador um desenho atrativo e prazeroso. 

OBJETIVOS
Preparar a pessoa para percepção dos movimentos e ações do seu corpo, durante as apresentações de sua modalidade artística. 
Re-ver o corpo, percebendo-o como uma possibilidade de criação, uma extensão do instrumento musical. 
Possibilitar, através da cinestesia do corpo, a condição para a composição do movimento cênico acompanhado pela música. 
Ler e recriar os meios técnicos da área da música como estímulo para a elaboração, composição e leitura das ações, movimentos e gestos corporais.
Possibilitar uma releitura das ações e dos movimentos corporais. 
Estimular a criação de um discurso cênico através das nuances de expressão do corpo por meio do estímulo da música. 
Possibilitar, através da improvisação e da percepção das emoções básicas, uma condição para a composição do movimento. 

CONTEÚDO
Tempo/ritmo – Percepção da Pulsação da musica como estímulo para o movimento corporal. Compreensão da métrica como ponto de articulação do movimento e precisão do movimento (INICIO E FIM). Conceito de Ritmo, como distribuição do movimento. A duração e a qualidade do movimento e precisão do movimento (inicio, DURAÇAO, fim). A pausa do movimento.

Melodia – 1) a percepção e o canto das linhas melódicas; 2) A representação do “desenho de onda” da melodia no movimento corporal: melodização das ações; 3) A harmonia do movimento; 4) As ações e funções do movimento. Subdominante – dominante e tônica = Espalhamento, encolhimento.

Improvisação – 1) Elementos musicais utilizados nos itens anteriores; 2) Os estados emocionais como estímulo para a ação; 3) Improvisação corporal por meio da escuta musical; 4) Composição do movimento sem estímulo pela música.

BENEFÍCIOS
Será fornecida ao indivíduo uma nova forma de leitura do seu movimento.  
Buscar a criação de seu estado extra cotidiano estimulado pelo prazer do conhecimento musical e do movimento cênico corporal. 
A pessoa poderá ler o seu movimento como se “lê” uma melodia. 
Poderá alcançar tal movimento por meio da criação livre, intuitiva e autentica vinda das suas experiências e colocadas nas suas experimentações com o corpo

Dori Sat'ana - Mestre em Artes – Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pela Universidade Federal de Pelotas, RS (2005). Possui graduação em Música-Bacharel em Composição pela UFMG. Foi professor de música na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, 2007 e 2008; na Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES, de Voz para Atores na faculdade de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha – UVV. 



MÓDULO III - ONDE A ARTE PODE? REFLEXÕES E CONCEITOS DE PERFORMANCE

Perceber o corpo além de seu papel orgânico-funcional e entendê-lo enquanto meio de ser e transcrever arte. A oficina propõe buscar e reconhecer o nosso estado de performance, criar a partir dele e experimentá-lo. O corpo som, corpo movimento e o corpo forma. O corpo silêncio, imobilidade e ausência.

OBJETIVOS
Sensibilizar e ativar o estado de performance. Criar e experimentar performances coletiva e individualmente. Ampliar a consciência do corpo e o estado criativo de presença. Introduzir conceitos básicos das artes e práticas performativas.

CONTEÚDO
“Onde é que pode a arte?” O corpo e seus corpos: físico, mental e emocional Presença diferencial e estado criativo. Expressão corporal, discursos plásticos e simbólicos. Performance cotidiana, artística, ritual e curativa. Introdução à metodologia de criação e montagem de performance. Prática de criação e montagem de performance, individual e coletiva.

BENEFÍCIOS
Reciclagem e desenvolvimento artístico. Fortalecimento do vínculo com o tempo-espaço presente. Exercício do corpo e da criatividade.



Kate Amélia Parker - Bacharel em Comunicação Social pela Universaidade Federal do Espírito Santo. Arteterapeuta profissional formada pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Performer, poeta e fotógrafa. Dramaturga no coletivo " Elas Tramam"
 


MÓDULO IV - LIFECASTING: MOLDE DE VIDA
Nosso curso é ideal tanto para quem quer se profissionalizar na arte de moldar partes do corpo e fazer disso um negócio como também para artistas que desejam ampliar os horizontes de suas produções com o uso dessa técnica. Também conhecida como lifecasting, esta é uma técnica de replicação ágil e de custos relativamente baixos.

OBJETIVO
Apresentação dos materiais
Como preparar as partes que serão moldadas
Aplicação dos materiais que formam o molde
Montagem da forma
Revelação da peça final ou "casting"
Acabamento Final
Possíveis aplicações mercadológicas da técnica proposta

CONTEÚDO
O que é Molde de Vida ou Lifecasting?
Mercados de atuação e oportunidades de negócios
Preparação do modelo vivo
Mistura dos materiais
Aplicação do material moldante e fabricação do molde (alginato + atadura gessada ) e desmoldagem.
Revelação da peça positiva em gesso ou parafina
Acabamentos e limpeza das peças finais

BENEFÍCIOS
Os alunos saberão como usar os materiais para confecção dos moldes e como aplicar isso na vida profissional.


Alexandre Brunoro - Artista Plástico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo









 
ENCONTROS

MÓDULO I - CONTOS CORPORAIS - A ARTE DO CORPO DE CONTAR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
Setembro - 21 - 8:30 às 16:00
Setembro - 22 - 8:30 às 16:00

MÓDULO II - A MELODIA CÊNICA
Outubro 26 - 8:30 às 16:00
Outubro 27 - 8:30 às 16:00

MÓDULO III - ONDE A ARTE PODE? REFLEXÕES E CONCEITOS DE PERFORMANCE
Novembro 9 - 8:30 às 16:00
Novembro 10 - 8:30 às 16:00

MÓDULO IV - LIFECASTING: MOLDE DE VIDA
Novembro 23 - 8:30 às 16:00
Novembro 24 - 8:30 às 16:00

CARGA HORÁRIA
Carga horária completa do curso com ensaios e apresentação na II Mostra de Artes e Talentos: 120 horas
Carga horária por módulo: 20 horas

VAGAS LIMITADAS
Para esse curso serão ofertadas 20 vagas em 2019.
 
DIFERENCIAL
Os alunos serão acompanhados durante todo o percurso por um fotógrafo profissional que fará o registro das atividades e do andamento do curso.

Os alunos que optarem pelo curso completo receberão Carteirinha de Identidade Estudantil válida em todo território nacional até janeiro de 2020.

Será disponibilizado aos alunos a área pedagógica do aluno onde estarão disponíveis as informações pedagógicas, materiais complementares e links úteis relativos ao curso.

CERTIFICAÇÃO
O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 
- Extensão universitária (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo para editais culturais e outras finalidades;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades. 
 
INVESTIMENTO
Curso Completo
R$ 812,00 à vista ou em até 6x 148,00 (cartão ou cheque)

Módulo Avulso
290,00 à vista ou até 2x 159,00 (cartão ou cheque)