CURSOS

AUXILIAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CUIDADOR


APRESENTAÇÃO DO CURSO
A Constituição Federal de 1988 traz como um dos seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art. 3º, inciso IV).
Define, no artigo 205, a educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” como um dos princípios para o ensino e garante como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208).

Valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido à transformação superadora dessa realidade aqui mencionados em seus aspectos sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação. É um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios.

A capacitação dos Auxiliares de Educação Especial e Cuidadores Sociais tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente de Trabalho dos funcionários desta área para melhorias em prol do Aluno/Paciente. Sua principal função é conscientizar as formas de acolhimento e dinamismo do atendimento. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse dos funcionários em se capacitar e ter melhores condições em sua atuação com os as pessoas e os excepcionais.

A Capacitação destes profissionais também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida e no eixo do atendimento individual e grupal.

O Projeto de sensibilização e capacitação destes servidores tem como meta apresentar os objetivos e um plano de trabalho básico para realização de ações de disciplinas em seu cotidiano do trabalho realizado em Escolas, Creches, Lares, APAEs e muito mais.

OBJETIVO
  • Disseminar o conhecimento sobre o ambiente de Trabalho dos funcionários desta área para melhorias em prol do Aluno/Paciente; 
  • Conscientizar as formas de acolhimento e dinamismo do atendimento, por meio de uma metodologia de análise a partir do crescente interesse dos funcionários em se capacitar e ter melhores condições em sua atuação com os excepcionais;
  • Conscientizar sobre as ações individuais e coletivas necessárias para a implantação efetiva de melhores atendimentos como Auxiliares de Educação Especial e Cuidadores Sociais.
 
PÚBLICO - ALVO
Funcionários da área de Cuidador Social e Auxiliar de Educação Especial das Instituição, municípios vizinhos e demais prestadores de serviço que realizam atividades com frequência nas Instituições em prol da inclusão.

METODOLOGIA
O curso propõe uma matriz curricular que assegura o acesso, a permanência e o êxito do profissional. Serão empregados procedimentos diversos para a alcançar os objetivos propostos no curso, sendo de responsabilidade dos docentes a transposição didática dos conhecimentos constantes na matriz curricular.
  • Utilização de aulas teóricas e práticas para a construção do
  • conhecimento das disciplinas;
  • Estudos de caso: através de simulação e casos reais;
  • Estudo de textos relativos os conteúdos das disciplinas apresentadas;
  • Palestra com profissionais da área.
 
MATRIZ CURRICULAR
  • Importância da Profissão de Auxiliar de Educação Especial e Cuidador social
  • A importância da Intervenção Com a criança
  • Primeiros Socorros
  • Problemas de Linguagem e Comunicação
  • Inclusão Escolar: o Espaço dos auxiliares
  • Adaptações Curriculares
  • Aspectos Educacionais Importantes  Para a Prática Pedagógica

FUNCIONAMENTO DO CURSO
02 encontros presenciais 
Sábados 08:00h ás 17:00h e Domingos de 08:00h ás 17:00h.
Carga Horária Total: 80 horas

PRÓXIMA TURMA
Colatina - Faculdade Castelo Branco - 15 de junho às 8:30

Leve esse curso para a sua cidade.
Entre em contato

CORPO DOCENTE

Prof. Divina Zanotelli
Graduação em Letras e Pedagogia e pós graduação em Educação Especial, Letras e Gestão Escolar.






Prof. Hudson Ramos Rocha
Enfermeiro há treze anos, Socorrista Profissional, Pós Graduado em Docência do Ensino Superior. Pedagogo. Pós Graduado em Gestão em Educação: Direção, Supervisão e Coordenação Pedagógica.






Prof. Luciana Silvestre
Arteterapeuta pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa desde 2008. É especialita em Saúde Pública com ênfase em saúde mental, álcool e outras drogas e Pós Graduanda finalista em Yoga. Atualmente trabalha na APAE de Colatina - ES. É a atual presidente da Associação de Arteterapia do Espírito Santo - AARTES. Realiza atendimento Arteterapeuticos individuais com crianças e adultos.


 
CERTIFICAÇÃO
O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 
- Extensão universitária (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades. 

INVESTIMENTO/ INSCRIÇÕES
R$ 100,00

 27 999771044  / 27 999204717 



GALERIA DE FOTOS - clique