CURSOS

FORMAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES


INÍCIO DAS AULAS: 27 DE ABRIL DE 2019
 
OBJETIVOS
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Estar inserido no universo da arte;
Dominar o conhecimento, o aprendizado e o aperfeiçoamento em diversas linguagens artísticas;
Buscar a primazia do fazer artístico;
Conhecer um leque amplo de noções básicas em teoria da arte;
Dominar os diversos debates acerca da arte.

PÚBLICO ALVO
São bem-vindos candidatos com ou sem experiências ou habilidades prévias no campo artístico. Ao elaborar nossa metodologia, tomamos todos os cuidados para proporcionar ao aluno, tanto para que ele possa se iniciar nas práticas e nos pensamentos artísticos, quanto para aperfeiçoá-lo em suas aptidões e atualizá-lo em seus conhecimentos. O curso destina-se a pessoas que tenham o desejo de aprender mais sobre o encantador universo das artes plásticas e suas diversas manifestações. Artistas, arquitetos, decoradores, designers, aposentados, engenheiros, fotógrafos, produtores de vídeos, professores, arteterapeutas... e todos que se interessam pelo universo das artes.

PRÉ REQUISITOS
O curso de Formação em Artes não exige nenhum pré-requisito;
para a Pós Graduação em Artes, o aluno deverá ter formação superior (graduação) em qualquer área.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO
O artista  tem uma enorme versatilidade em seu campo de trabalho. Pode atuar:
Produção e comercialização dos seus fazeres artísticos Participar em exposições de arte, salões e bienais, outros eventos de divulgação e reconhecimento artístico Com o acúmulo das obras que realizará, organizar suas próprias exposições individuais Escrever projetos para serem contemplados pelos diversos editais de arte/cultura dos âmbitos público e privado.
Como professor(a) dando aulas em escolas públicas e/ou particulares ou em seu próprio ateliê Dar oficinas e cursos livres em seu próprio ateliê ou outras instituições.
E, quem sabe um dia, integrar o corpo docente do Programa de Pesquisa em Artes do Instituto Fênix.

QUERO MINHA VAGA
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MATRIZ CURRICULAR
Nosso curso é dinâmico, ou seja, nossa MATRIZ CURRICULAR é atualizada periodicamente, não apenas para seguir as tendências do mercado profissional, mas para estar sempre em conformidade com os parâmetros internacionais para a formação profissional.

Programas de Pesquisa - ao se matricular, você terá a opção de fazer parte de um Programa de Pesquisa que possui diversas atividades como Projetos de Extensão, Semana Acadêmica, Grupos de Estudos, Imersões, Congressos, Mostra de Artes e diversas atividades multidisciplinares.
Tutoria - cada aluno possui um Tutor que é o professor responsável por orientar e supervisionar o aluno até o final da sua caminhada acadêmica e a obtenção do Certificado de Conclusão. 
 
AQUARELA
A aquarela é uma das mais tradicionais e antigas técnicas de pintura do mundo, nela os pigmentos se encontram suspensos, dissolvidos em água, é um meio de expressão delicado e espontâneo, caracterizado pela transparência e leveza. O módulo que preparamos para nosso curso é capaz de conduzir o admirador da aquarela por essa experiência cromática, guiando-o até a criação de paletas complexas. Aprenda os procedimentos corretos, os truques, os segredos e crie também efeitos variados por vias experimentais nesta técnica fantástica!
 
 ARTETERAPIA
 Por que inserir a Arteterapia dentro do curso de Formação em Artes Plásticas?
A Arteterapia tem o poder de trazer para o futuro artista um olhar apurado, uma maior percepção de si, do outro, de seu entorno e do mundo em que se vive. Se abrir a percepção é se abrir a outros entendimentos, outros olhares, é estar disposto a exercitar a sua criatividade.
A Arteterapia traz simbologia em seu conteúdo, uma outra linguagem indispensável ao futuro artista. Entender símbolos e perceber seus desdobramentos e influências em nosso dia a dia é essencial.  A simbologia tem muito a ver com a linguagem visual abordada nas artes e carece de um maior entendimento. A Arteterapia lida também com a questão fenomenológica e o mais importante, fomenta, desperta, incentiva no aluno/pesquisador/paciente a sensibilidade, a emoção que são fundamentais ao o exercício do ato criador, além dos benefícios diretos que nos levam ao auto conhecimento.
Penso que esses argumentos já são suficientes para justificar o primeiro contato com a Arteterapia dentro da Formação Livre em Artes Plásticas, visto que a Formação Livre em Artes Plásticas não objetiva só a criação do objeto artístico, mas também a dilatação do conhecimento, a amplificação da percepção e o exercício da criatividade, não só para a  produção do objeto de arte, mas para uma nova maneira de ser e estar no mundo.
 
 CERÂMICA
Que tal ter como matéria prima de suas obras a argila e poder sentir-se integrado a própria obra. Produzir objetos com essa técnica é uma experiência inigualável que queremos proporcionar para você. Venha conosco!
No básico reside o complexo! Preparar a argila; moldá-la; controlar gradualmente sua secagem; desbastá-la; raspá-la; polir sua superfície; e, por fim, queimá-la. Existe uma relação íntima que é mantida entre o artista e este material. Quem pratica sabe! O desenvolvimento das peças se dá de maneira surpreendente.
A palavra “cerâmica” vem do grego κέραμος: "argila queimada" ou κεραμικὀς (keramikós): “de argila”. Dos artefatos rudimentares mais distantes no tempo, aos babilônicos, persas, chineses, gregos, latino-americanos (pré-colombinos ou não), ingleses, italianos, Pablo Picasso e a cerâmica marajoara hodierna, muita coisa aconteceu estética e tecnologicamente. O que não mudou é que esta técnica continua a despertar encantamento em quem a produz e em quem a admira.

 COMPOSIÇÃO PLANAR
 Ao nos deparamos com um desenho, ou uma pintura, algo provavelmente vai chamar nossa atenção. Seja a harmonia de suas formas e cores ou até mesmo a sua desarmonia, muitas são as variantes que nos atraem. Como isso é desenvolvido ou pensado pelo artista parece-nos um mistério, combinar imagens, formas e cores, teria algum segredo? 
Uma coisa é desenhar um objeto isolado no meio do papel, outra coisa é desenhar vários os relacionando e harmonizando para criar um equilíbrio (ou desequilíbrio) interessante ao final. A composição é um conhecimento fundamental e largamente desconhecido pelo público geral.
Nos do Instituto Fênix levamos esse assunto muito a sério, pois é impossível dizer que um pintor que não sabe compor faz boas pinturas. É algo indisfarçável aos olhos! Em nossas classes os participantes aprendem a compor desenhando, em contato com materiais, criando de fato! Não acreditamos nos exercícios de recortar e colar papéis e revistas, geralmente praticados nas formações mais tradicionais. 

CONSERVAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DE OBRAS DE ARTE
Os objetos artísticos convencionais são dotados de permanência, um desenho feito em papel não se decompõe como uma pêra esquecida na fruteira. Sabemos também que o mesmo desenho tampouco duraria para sempre guardado entre as frutas. A conservação é um campo muito vasto e que é levado a sério pelos artistas mais preparados – claro, também os museólogos, colecionadores, etc. Nossos alunos aprendem como proceder adequadamente ao manusear, armazenar, emoldurar e ao limpar seus trabalhos. Afinal de contas, o tratamento que damos é uma das coisas que diferencia as obras de arte dos objetos ordinários.

 COR: Teoria e Prática
 De Aristóteles a você, quem nunca parou para observar e se perguntar sobre o fenômeno da cor, ele teria sido o primeiro estudioso do assunto a formular uma teoria para as cores. Agora chegou a sua vez de revelar esses segredos: a percepção da cor, contraste, tom, saturação, luminosidade, a temperatura das cores, a composição das tintas, como entender e aplicar isso em seus trabalhos e pinturas.
A cor é um fenômeno físico e um elemento expressivo e simbólico de fundamental importância na linguagem visual, na natureza está distribuída harmoniosamente e inspira a nossa imaginação. Venha conosco! Vamos juntar e mexer as tintas de cores primárias para chegar às secundárias, mesclá-las novamente e novamente para atingir as terciárias e quaternárias.
Nada de preencher círculos cromáticos, no Instituto Fênix a dinâmica é outra! Usamos as cores na hora, em criações pessoais livres, enquanto um pintor profissional experiente nos fala sobre teoria da cor e tira nossas dúvidas individualmente.

 
CRIAÇÃO E ILUSTRAÇÃO
A partir da experimentação gráfica livre, com diversas técnicas e materiais, a atividade desenvolverá alguns projetos de criação diversos. Também serão abordados temas como: a finalidade da ilustração, sua inserção no contexto e as técnicas possíveis de serem utilizadas além do desenho.

DESENHO (Modelo Vivo, Técnica Mista, Figura Humana, Perspectiva)
Observar e desenhar, desenhar e observar, essa é uma das formas mais antigas de expressarmos o que vemos e ao mesmo tempo como vemos o mundo, nosso olhar acrescentado de técnicas que nos capacitem a transformar luz, forma e volumes em desenho. 
Muito mais do que aprender a "desenhar igualzinho", nossos experientes professores o ensinará a observar de forma cuidadosa, ver os detalhes mais insignificantes num primeiro momento, mas que ao final fazem uma enorme diferença, transformando sua percepção em arte. O Desenho de Observação é uma competência comum entre vários grandiosos artistas e exímios desenhistas do presente e do passado.
Aqui o essencial é a sua expressão, não tenha medo, você terá a oportunidade de aprender ou aprimorar sua arte de observar e desenhar utilizando-se das técnicas e procedimentos próprios dos artistas plásticos que encantaram o mundo com sua arte.

ESCULTURA 
Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade numa forma antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.

 ESTAMPARIA
 O curso de Educação continuada em Estamparia Manual propõe o   desenvolvimento de padrões a partir de Trabalhos práticos, técnicas e materiais utilizados no desenvolvimento de ideias criativas para estampas exclusivas em tecido. A aparência final de um tecido, bem como sua adequação para um uso específico, está ligada a técnicas que compõem seu processo de produção, incentivando o aluno a desenvolver seu lado criativo em busca de um trabalho autoral.   

FABRICAÇÃO DE TINTAS
É possível produzir suas próprias tintas! A proposta do Laboratório de Tintas é trazer um pouco desse conhecimento ao aluno através de um contato direto com os elementos componentes: que são matérias primas para fabricação artesanal das mesmas.
Você pode estar se perguntando: por que fazer tinta com tantas disponíveis no mercado? Ora; não estamos falando disso. Estamos oferecendo aqui, um mergulho na cozinha da pintura, onde você irá experimentar técnicas tradicionais, usadas desde tempos medievais, cujos processos de produção são específicos desse fazer manual, portanto impossíveis de serem industrializados; estamos falando das Têmperas! Imagine quão precioso será ter a experiência que nos coloca em contato com a técnica utilizada por Volpi, e por outros grandes mestres, preservando conosco esse conhecimento.
Assim, dentro desta categoria, teremos oportunidade de conhecer, fabricar e experimentar os processos de três técnicas específicas: Vinílica, Caseína e Tempera Ovo. Teremos oportunidade também de aprender a fazer uma boa base de imprimação, que será necessária para a preparação dos suportes que irão receber a pintura. Esperamos vocês para essa experiência singular, que irá aprofundar nosso conhecimento e trazer uma conexão maior com o fazer artístico.

 FILOSOFIA DA ARTE
 Porque estudar filosofia da Arte?
Antes de quaisquer novas e inúmeras considerações sobre o ato de filosofar, é preciso antes de tudo saber o que é Filosofia. Afinal, não é possível viver com definições criadas por outros e utilizadas por todos. É necessário que compreendamos o que elas significam em nosso íntimo.
E na Arte não poderia ser diferente. A arte de todos os tempos e lugares atesta para além de suas representações expressivas, um “modo vivendis” de um povo; de uma cultura; de uma nação. Para se fazer Arte é preciso pensar ARTE! Perceber e sentir ARTE! Quem não reflete sobre seu fazer não possui identidade criativa e, conseqüentemente, nunca saberá de suas reais possibilidades!
Pensar o impensado; experimentar o improvável; dar voz ao inanimado. Romper barreiras! É exercer a criatividade fazendo da própria vida sua maior ARTE!

 FOTOGRAFIA
É essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.  Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. Vamos estudar sobre os rumos da fotografia atual e o que podemos fazer com ela.

FUNDAMENTOS DO DESENHO ARTÍSTICO I E II
A ênfase do nosso curso é o desenho artístico, acreditamos nele como algo que alicerça a criação. Por isso reservamos dois módulos do nosso conteúdo programático para o aprendizado dos seus fundamentos. Profundidade; luz e sombra; ponto, linha e plano; textura; proporção; traço; volume; escorço; gesto; materialidade... vão sendo introduzidos na medida em que o participante vai conhecendo os materiais de desenho numa profícua “degustação”. O desenho tomado como prática artística pode adquirir muitas formas, algumas obras conseguem transmitir a sensação de grande liberdade – demonstrando inovação, desprendimento em relação às concepções tradicionais do desenho, por exemplo. Contudo para atingir plena liberdade criativa o desenhista precisa compreender tais fundamentos. Só aí ele poderá utilizar ou não os recursos que conhece; ele poderá, inclusive, dialogar com eles. Basta olhar para um Pablo Picasso em sua fase mais madura para constatar isso.
 
 
 HISTÓRIA DA ARTE (História da Arte Contemporânea, História da Arte Moderna, História da Arte na América Latina, História da Arte no Brasil, História da Arte Ocidental, História da Arte Oriental, História da Arte: Revisionismo)
É fundamental para os amantes e praticantes das artes uma bagagem visual ampla e atualizada; é importante – Porque estimulante! – ver e conhecer a arte a de onde vivemos e de lugares distantes, do tempo presente e também do passado. 
Por isso, preparamos para você um show de imagens selecionadas e apresentadas por pesquisadores profissionais. Nosso Mini-curso de Historia da Arte engloba os seguintes temas: História da arte ocidental; História da arte oriental; Modernismo; Arte Contemporânea; História da arte no Brasil; História da arte na América Latina; e Revisionismo na história da arte.
O diferencial da formação desenvolvida pelo Instituto Fênix está na forma ampla de enxergar o assunto. Acreditamos que todos os povos e civilizações sentiram a necessidade vital de criar objetos notáveis: suas obras de arte. Um contraponto aos cursos mais tradicionais que em geral seguem uma noção estritamente ocidental do que é arte e do que deve ser o artista.
 
  IMAGINÁRIO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL BRASILEIRO
  Patrimônio histórico (português brasileiro) ou património histórico (português europeu) é um título conferido a um bem móvel, imóvel ou natural, que, reconhecidamente, possua valor inestimável para um Povo , uma sociedade, uma região, um povoado,ou, uma comunidade. O reconhecimento como Patrimônio Histórico se confere dada à característica única, ou, em virtude da combinação de vários fatores próprios ou singularidades: biodiversidade, ecossistema, estético, e também artístico, documental, científico, antropológico, religioso, histórico, espiritual e outros. Nessa disciplina vamos explorar esse universo que diz muito sobre a artes e a cultura de nossa sociedade.

  LEITURA DE PORTIFÓLIOS 
  (Orientação Profissional)
  Imagine poder contar com uma consultoria especializada para a sua produção artística. Receber um parecer direto de um conhecedor de arte com vasta experiência institucional, mercadológica e de colecionismo. Pois bem, o Instituto Fênix traz mais isso para você! 
Desde orientações e ideias de desdobramentos plásticos e poéticos para suas criações, até dicas de como preparar um bom portifólio. Nosso especialista lhe mostrará referências, sugerirá novos materiais, apontará suas qualidades e lhe dirá ainda o que fazer se aperfeiçoar. Galerias, colecionadores, estúdios de design, editoras, editais de incentivo a cultura representam, compram, contratam, publicam e contemplam somente as produções que eles podem ver. Venha e aprenda a mostrar seu trabalho da forma mais adequada!
Prepare seu portfólio! Separe fotografias de seus trabalhos maiores ou que não podem ser trazidos, ponha os desenhos em uma pasta. Conte-nos também sobre seu processo criativo, pois tudo isso será visto e escutado atenciosamente.

 MOSAICO
 É uma linguagem de arte milenar, que nos remete à Antiguidade greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais. A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica (ou até mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou um suporte.
 
PINTURA
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou afrescos). Devido ao fato de grandes obras de arte, tais como a Mona Lisa e A Última Ceia, do renascentista Leonardo Da Vinci, serem pinturas a óleo, a técnica é historicamente considerada uma das mais tradicionais das artes plásticas. Com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica. É sobre os problemas e soluções da pintura que vamos tratar nessa disciplina.

 PLÁSTICA TRIDIMENSIONAL
 Vivemos, de fato, em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, tendo somente comprimento e largura, mas um espaço com profundidade física, a terceira dimensão. Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação o objeto e nossos olhos foi modificada. È na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado. Entendendo esse conceito podemos explorar os universos de diversas linguagens com propriedade e profundidade.

SERIGRAFIA e SERIGRAFIA COLORIDA  
Também conhecida como Silk-screen essa técnica possibilita ao artista imprimir estampas em superfícies planas, utilizando-se para tanto de uma matriz serigráfica, tinta e um rodo de borracha especial. Trata-se de um método de impressão muito comum, visto que a maior parte das estampas das roupas que usamos é feita assim. Embora poucas pessoas saibam da sua existência.
A aplicabilidade é enorme, normalmente você pode utilizar a serigrafia em camisetas, bolsas, papeis e sobre tela. Para mensurar a importância da serigrafia na história da arte ocidental, é importante lembrar, por exemplo, que a arte moderna estadunidense teve dois alicerces, um era o expressionismo abstrato (pintura) e o outro foi a Pop art – do Andy Warhol – feita em serigrafia, quase que exclusivamente.
O processo de impressão é meticuloso e a qualidade depende de diversos fatores, mas tudo isso será explicado e praticado em nossas aulas. Você aprenderá uma gama de possibilidades técnicas no uso da “Silk”, ampliando em muito seu horizonte pessoal e artístico.

 VÍDEO
O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens eletronicamente em fitas (analógicas ou digitais) ou outras mídias (cartões de memória, discos etc.)
Estas formas de gravação e armazenamento de imagens  é o que vamos aprender nesta disciplina.
 
XILOGRAVURA e XILOGRAVURA COLORIDA
De origem chinesa, essa antiga técnica artística consiste em entalhar um desenho em uma taboa de madeira, removendo algumas partes – para que não peguem tinta – e preservando outras – que de fato serão impressas. Na xilogravura não existe o meio tom, os nuances possíveis são criados sempre de forma rojada, demandando extremado domínio técnico do artista. Essa técnica é muito popular no Nordeste brasileiro principalmente na literatura de cordel. As possibilidades da utilização dessa arte são imensas e sua a capacidade de expressar pensamentos e ideias se torna plural e muito original. Certamente esse é o motivo pelo qual a xilogravura teve importância central no desenvolvimento da arte moderna brasileira. Muitos foram os mestres que habitaram nossas terras. Este peculiar processo em que, por exemplo, o desenho entalhado ao ser impresso é sai ao contrário (espelhado) é mais facilmente assimilado quando contamos com gravadores experientes nos acompanhando. É como fazemos aqui no Instituto Fênix.

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DIFERENCIAIS DO CURSO DE ARTES

Instituto Fênix, há 15 anos ensinando a voar mais alto

O Instituto Fênix é uma instituição de ensino diferente de todas as outras que você conhece. Acreditamos que podemos renascer e nos reinventar, tendo a criatividade como incremento de nossas ações que visam sempre a transformação do ser. Nossa chama é a paixão pelo ser humano e a humanização, nossa razão de existir. Temos 15 anos de história e hoje oferecemos mais de 50 atividades diferentes, entre cursos, pós graduações, práticas e eventos. Construímos laços de amizade com nossos alunos e professores, num ambiente humanizado e acolhedor.

CONHEÇA OS NOSSOS DIFERENCIAIS PARA O CURSO DE ARTES
1 – Curso focado na prática de técnicas artísticas – ao contrário de outros cursos, incluindo o da UFES, nosso curso tem um enfoque prático, permitindo ao aluno aprender ou se aperfeiçoar em inúmeras técnicas artísticas;
2 – Ateliê moderno e equipado – com todos os recursos necessários para o desenvolvimento das diversas técnicas artísticas.
3 – Único curso do Estado que oferece uma Formação completa em Artes mesmo para quem não tem graduação;
4 – Único curso do Estado que oferece a opção da Formação, para quem quer a prática artística, ou de Pós Graduação, para quem quer seguir uma carreira acadêmica, como dar aulas, fazer concurso público, mestrado...
5 – Alunos e professores artistas, permitindo a construção de um network na área das artes, mesmo durante o curso e abrindo novas oportunidades;
6 – Não exige nenhuma habilidade prévia, mesmo quem nunca trabalhou com Artes é capaz de acompanhar o curso e desenvolver sua criatividade, devido a metodologia prática utilizada;
7 – Todas as aulas, além da teoria sobre a técnica, possuem em enfoque prático, permitindo ao aluno conquistar habilidade em cada uma das técnicas artísticas;
8 – É voltado para o desenvolvimento da criatividade, do prazer, diversão e relaxamento, atraindo pessoas das diversas faixas etárias.
9 – É um curso multidisciplinar, abriga alunos de qualquer área, mesmo para a Pós Graduação.
10 - O Instituto Fênix organiza eventos para que os alunos-artistas possam expor sua arte. Em 2018, foi realizada a I MOSTRA DE ARTES E TALENTOS com enorme sucesso, no qual várias obras foram vendidas durante o evento.

EQUIPE DOCENTE
Professores com especialização, mestrado e doutorado, além de serem artistas atuantes e reconhecidos no mercado das Artes, gerando um enorme diferencial na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
 

André Magnago (Coordenador do Curso)
É desenhista e gravador natural de Vitória, Espírito Santo. É graduado em Artes Plásticas pela UFES, instituição onde foi monitor das disciplinas de impressão, professor de litografia e hoje participa   do grupo de estudos Laboratório de Gravura. Realizou quatro exposições individuais e participou em mais de quarenta mostras coletivas nacionais e internacionais, entre elas bienais e salões de arte.
                                    
Júnior da Fonseca Bitencourt.  
O artista plástico  nasceu no ano de 1986, na cidade de Barra de   São Francisco - ES. Sua formação acadêmica se deu na   Universidade Federal do Espírito Santo, no curso de Artes Visuais. Sua trajetória foi marcada pela participação no grupo Célula de  Gravura; na Universidade em questão, haja vista que em 2002 o   artista apresentava uma inclinação para as linguagens de desenho e  gravura, produzindo um vasto trabalho com grafite, carvão   vegetal e papel. A participação neste grupo permitiu ao artista uma expansão na produção gráfica no campo da gravura e do desenho. Expôs em diversas galerias no Brasil e em coletivas de intercâmbio entre artsitas do Brasil, México e Japão nas cidades de Tijuana, Toluca e Mexcali (México).

Glícia Manso
 Nascida no Rio de Janeiro é formada em Estudos   Sociais e Artes   Plásticas. Professora de Pintura durante 20 anos em   Vitória e   interior do Espírito Santo. É especialista em Arteterapia. Fundadora  da Associação de Arteterapia do Espírito Santo. Possui   título de mestrado em Educação.



Gabriel Albuquerque
Desenhista e tatuador com experiência em cinema e cinema de animação. Gabriel é especialista em Estudos de Imagem e Mídia pela UCAM (2004); possui graduação  em Belas Artes pela UFMG  (2002); trabalhou como Assessor Técnico em Audiovisual no Sesc­ES por 8 anos; foi professor substituto de desenho no DAV/UFES; atuou por 2 anos como Analista Especializado em Audiovisual no Dpt. Nacional do Sesc, no Sesc Paraty (Pólo de referência em Cultura do Departamento Nacional do Sesc).

 
Romilda Patez 
Artista plástica. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Sua formação ainda inclui oficinas com os grandes mestres gravadores Clébio Maduro, Rubem Grilo e Ernesto Bonato. Na pintura, frequentou cursos e ateliês particulares de  Attílio Colnago e Joyce Brandão entre outros. Com exposições individuais em Vitória e participações em coletivas nacionais e internacionais, suas obras estão presentes em galerias particulares, Showrooms de lojas de Desigh e em várias edições da Casa Cor ES, evento que reúne seleção de obras de arte, objetos de design e mobiliário assinado. Vive etrabalha em Vitória.
 
Karen Amorim
Pesquisadora e educadora, é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo e atualmente é aluna do programa de mestrado em Teoria e História da Arte da mesma universidade. Trabalhou como professora voluntária do Departamento de Teoria da Arte e Música na UFES. Sua pesquisa se concentra no uso da pintura como um meio da arte contemporânea e os processos de renovação dessa linguagem tradicional.


Filipe Antônio
Nascido em Vitória (1993), Filipe Antônio é licenciado em Artes Visuais (2017) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Seus vínculos atuais com a universidade são: a pesquisa – no Grupo de Estudos: Laboratório de Gravura – e a docência – como professor da disciplina Serigrafia – ambos desempenhados no Departamento de Artes Visuais.  Ingressou também este ano no corpo docente do Curso Livre de Formação em Artes Plásticas do Instituto Fênix. Na serigrafia, sua especialidade é a matriz espontânea, técnica desenvolvida pelo capixaba Dionísio Del Santo. Filipe Antônio também tem experiências com a gravura em metal e com os processos experimentais da planografia.


Deborah Moreira
Natural de Vitória - Espírito Santo, nasceu em 1993 e é mestranda em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pesquisadora de arte e política na América Latina; possui experiência em curadoria, e em 2017 desenvolveu na Galeria Corredor a montagem e a curadoria da exposição Corpo-Manifesto.  Possui graduação em Artes Visuais pela UFES e atua também como artista; participou de exposições coletivas, em que mescla seu objeto de estudo a sua produção poética.

CARGA HORÁRIA
Nossos cursos foram estruturados para atender pessoas de outros municípios e permitir conciliar seu tempo com suas atividades atuais.

2 encontros mensais.  (um final de semana por mês).
Sábados: de 8:30h às 18:00
Domingos de 8:30h às 16:00

Pós Graduação
Carga horária total: 660 horas
18 meses

Formação
Carga horária total: 440 horas

INÍCIO DAS AULAS: 27 DE ABRIL DE 2019

QUERO MINHA VAGA
https://forms.gle/DBGbtA3sHBJzCrRM6

CARGA HORÁRIA
2 encontros por mês (um final de semana por mês).
Sábados de 8:30 às 18:00 e Domingos de 8:30 às 16:00
18 meses

Pós Graduação
Carga horária total: 660 horas

Formação
Carga horária total: 440 horas

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Inscrição: R$ 150,00*
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*Valor não reembolsável 

PLANOS DE DESCONTOS E PARCELAMENTOS DAS MENSALIDADES
Em todos os cursos, oferecemos descontos significativos para quem antecipar suas matrículas, antes da data de início do curso, confira os valores:

Pós Graduação
Lote 2: promocional até 07/04/2019
26x R$ 352,00 no cheque
26x R$ 422,00 no boleto

Lote 3: a partir de 08/04/2019
26x R$ 392,00 no cheque
26x R$ 462,00 no boleto

Curso de Formação
Lote 2: promocional até 07/04/2019
22x R$ 352,00 no cheque
22x R$ 422,00 no boleto

Lote 3: a partir de 08/04/2019
22x R$ 392,00 no cheque
22x R$ 462,00 no boleto

OPÇÕES ESPECIAIS P/ PAGAMENTO À VISTA OU EM ATÉ 10 PARCELAS
Ligue e agende um horário para negociação da melhor opção: 27 3222 1117 / 27 99903 1776. 
  
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DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA 
Pós Graduação: RG, CPF, Cópias Simples do Diploma, Comprovante de Residencia e Foto 3x4
Formação livre: RG, CPF,  Comprovante de Residencia e Foto 3x4
*Para a certificação podem ser solicitados documentos adicionais ao longo do curso
 
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