CURSOS

FORMAÇÃO EM DANÇA CIRCULAR


INÍCIO: 18 e 19 DE MAIO DE 2019

APRESENTAÇÃO
Um novo campo de aprendizagem, inovador e desafiador
O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien, em 1976.
A Dança Circular Sagrada não é, portanto, uma invenção dos tempos modernos. Pelo contrário, é apenas o resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda, vestida para os tempos atuais.
Experimentar as músicas, os gestos, os ritmos e os passos dos diversos povos, apoiando e sendo apoiado pela roda, faz com que os dançantes entrem quase que imediatamente em um campo novo de aprendizagem, inspirador e desafiador, conectando as pessoas de forma harmoniosa. É também um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
(Adaptado de: https://dancacircular.com.br/oque)

OBJETIVOS

Promover benefícios pessoais e formar multiplicadores
 
Um curso teórico e prático destinado a pessoas, de diversas áreas, interessadas em um caminho de desenvolvimento pessoal ou profissional de conhecimento e aprimoramento nas Danças Circulares.
 
O curso é centrado na pessoa – física, emocional, mental e espiritual – e oferece ao participante conhecimento e motivação para ser um multiplicador consciente e atuar frente a grandes e pequenos grupos, integrando movimento, ritmo e emoção, ou simplesmente DANÇAR A VIDA tendo a Dança Circular como um caminho de autoconhecimento.

QUEM PODE FAZER A FORMAÇÃO EM DANÇA CIRCULAR

Aberto a todos que querem Dançar, sem nenhum pré-requisito

O Curso de Formação em Dança Circular não tem nenhum pré-requisito, é aberto a todas as pessoas, com ou sem graduação, de todas as áreas.
Educadores físicos, Arteterapeutas, Professores de dança, Professores de Educação Física, Neurologistas, Fisioterapeutas Médicos, Psicólogos, Professores, Enfermeiros. Profissionais que atuem na área da Educação, Saúde Clínica e/ou Hospitalar, Projetos Sociais, interagindo com qualquer faixa etária e que têm interesse em utilizar As Danças Circulares como elemento facilitador do processo de expressão pessoal e grupal. 
A Dança Circular vem se desenvolvendo com muita força no país em diversas áreas de atuação, à medida que se desenvolvem as pesquisas e mediante os resultados com eficácia comprovada. 

O QUE A DANÇA CIRCULAR PODE FAZER POR MIM

Acalmar a ansiedade, exercitar, aumentar a concentração e trazer alegria

O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos.

BENEFÍCIOS PESSOAIS DA DANÇA CIRCULAR
Autoconhecimento e auto realização - fonte de vida, de energia e transformação pessoal. Relaxa, diverte e promove união. 

Socialização, o grupo promove apoio mútuo, cooperação, comunhão. 

Ajuda a combater o stress e a depressão e aumentar a capacidade de concentração pois na roda trabalhamos o corpo, a mente e as emoções. 

Possui um aspecto inclusivo e coletivo, capaz de criar vínculos e relações de solidariedade entre os praticantes.

Reduz a ansiedade - dançar em círculo leva a um ritmo diferente daqueles criados por comportamentos ansiosos. "A dança circular relaxa, alterando os neurocircuitos do estresse", psiquiatra Paulo Toledo Machado Filho

Desacelera o ritmo do mundo moderno - a roda não cria nada competitivo, já que não há quem fique na frente ou atrás. Como o importante é manter o ritmo e a forma circular, quem erra o passo é imediatamente ajudado pelo colega, para que o fluxo do movimento seja mantido.

É uma atividade artística, que não requer prática nem habilidade para ser realizada.
Trabalho neuromotor - a roda desenvolve a bilateralidade (controle motor dos lados esquerdo e direito do corpo) e exige que o cérebro processe a informação sobre o movimento de forma diferente da que está habituado.

A Dança traz prazer e bem estar - a alegria da música, a animação do grupo colaboram para aumentar a produção de neuro-hormônios ligados à sensação de bem-estar, como por exemplo as endorfinas.

Trabalho aeróbico - aumenta a capacidade cardiorrespiratória, queima calorias e ajuda no controle da pressão arterial, entre outras coisas. É uma opção de exercício físico

Equilíbrio emocional - a roda ou qualquer movimento circular, como girar sobre o eixo do próprio corpo, ajuda a pessoa a se autocentrar, se equilibrar e se organizar internamente.

O QUE A DANÇA CIRCULAR PODE FAZER PELA MINHA CARREIRA

Uma nova profissão com uma demanda crescente

As Danças Circulares, que chegaram ao Brasil no início da década de 90, se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.
A Dança Circular é cooperativa por natureza. Assim, nos tempos atuais, quando as pessoas estão buscando caminhos para harmonizar as diferenças, em roda, de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz a ancestralidade à flor da pele e conecta cores, raças, tempos e espaços, acessando outros níveis de consciência e percepção. Esta prática prepara o ser humano para uma nova etapa da humanidade, onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.
Com a Formação em Dança Circular você poderá:
  • Adquirir uma nova profissão
  • Ampliar os conhecimentos na área que já atua
  • Complementar a formação, em busca da certificação
  • Mudar de área
  • Conquistar uma renda melhor
  • Aumentar a pontuação para Concursos Públicos
  • Integrar equipes multidisciplinares na saúde e na educação
  • Ter seu próprio espaço/grupo de Dança Circular
 ÁREA DE ATUAÇÃO E EMPREGABILIDADE
A aplicabilidade das Danças Circulares Sagradas não tem limite. Especialmente no Brasil, ela está sendo vivida nos mais diferentes espaços de convivência: empresas, presídios, escolas, instituições, órgãos públicos, hospitais, abrigos e qualquer lugar que tenha seres humanos precisando de paz, calor humano, amor e compaixão.
Além disso, a Dança Circular faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde que propõem o autocuidado, o despertar para o autoconhecimento e a consciência de que as emoções trabalham na construção da melhor saúde. A Dança auxilia o sujeito a entender as mudanças necessárias para sua melhora ou cura, agindo de forma preventiva, complementar aos tratamentos e geralmente melhoram de maneira evidente os quadros e diagnósticos médicos.  
Assim, um facilitador de Dança Circular pode prestar concurso público, integrar equipes multidisciplinares de saúde e educação ou ainda dar aulas para seu próprio grupo. 

DIFERENCIAIS DA FORMAÇÃO EM DANÇA CIRCULAR DO INSTITUTO FÊNIX

Único curso do Estado que oferece uma Formação Completa em Dança Circular

A metodologia do curso que envolve teoria e vivências práticas, permitindo ao aluno experimentar aquilo que ele vai realizar em sua carreira, além de colher os benefícios pessoais da dança, ao longo do curso;

Traz um enfoque global, tanto para quem busca benefícios pessoais, quanto para quem pretende atuar profissionalmente. É o tal "encontrar o caminho" e quando fazemos isso grupalmente, é mágico;

Agrega horas no somatório de pontos para concurso público já que são 120 horas;

O grande diferencial é o material - vídeo didático com os estudos das 80 danças trabalhadas, as músicas e toda a fundamentação teórica em apostilas feitas exclusivamente para o curso;

Imersão total – “O ponto alto do curso é a imersão, que acontece fora do espaço formal e será um tempo para imergirmos integralmente na prática das Danças Circulares. É um mergulho na prática, estaremos em um tempo e espaço mágicos para nos exercitarmos, juntas...” – Fátima Aguirre, Coordenadora. 

MATRIZ CURRICULAR E CALENDÁRIO
Permite conciliar com outras atividades e receber alunos de outros municípios
Essa Formação terá a coordenação de Fátima Aguirre Ramos e a chancela do Instituto Fênix de Humanização e Cultura.

Serão 6 módulos - 1 final de semana por mês, já agendados.
Sábados - 08:30h às 18h e  Domingos - 08:30h às 16h

A estrutura de funcionamento com encontros no final de semana, permite conciliar o tempo e viabiliza a frequência para alunos de outros municípios.

O repertório contempla Danças Tradicionais e Contemporâneas que seguirão o tema proposto de cada módulo. No final de cada módulo o participante receberá o material completo - um DVD de dados com as músicas, os filmes didáticos e a apostila com a fundamentação teórica.

Módulo I - Maio - 18 e 19
Módulo II - Junho - 1 e 2 
Módulo III - Julho - 27 e 28
Módulo IV - Agosto - 17 e 18
Módulo V - Setembro - 28 e 29
Módulo VI - Imersão - Outubro - 19 e 20

*A conclusão da formação se dará com uma Imersão de final de semana, cujos valores de alimentação (café da manhã e coffe break) e hospedagem estão incluídos no valor total do curso.

EQUIPE DOCENTE 

Um time de primeira com reconhecimento internacional

Professores com especialização, mestrado e doutorado, além de serem profissionais atuantes e reconhecidos no mercado, gerando um enorme diferencial na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

FOCALIZADORAS

FÁTIMA AGUIRRE RAMOS - Coordenação
Formação em Desenho e Artes Plásticas e Especialista em Arteterapia. Conheceu as Danças Circulares em 1997 (MG). Certificada pela AcademyofMovement&Awareness e Membro da Rede Internacional Movement&Awareness. Docente no Curso de Pós Graduação Dança e Consciência Corporal, Faculdade Estácio de Sá. Cursou Aprofundamento em Dança Circular, 2012 e 2013, São Paulo. Treinamento Internacional com Nanni Kloke, 2014, São Paulo. Focalizadora em grupos regulares, em empresas e na educação. Ministra e organiza cursos. Idealizou e desenvolveu o projeto Dança Circular na Escola durante 10 anos consecutivos. Pesquisou as Danças Tradicionais do ES. Vivenciou a Dança Africana em Tete, Moçambique e Luangwa, Zâmbia. Participou do Festival ofSacred Dance and Song, emFindhorn, Escócia. Ministrou vivência de Dança Circular e Coaching em Los Angeles/Califórnia. Fez cursos com renomados focalizadores nacionais e internacionais: Gabriele Wosien, Peter Vallance, Mandy de Winter, Judy King, Nanni Kloke, Friedel Kloke, Suzane Bartomolei, Andy Bettis, GwinPeterdi, Pablo Scornik, Cristiana Menezes, Renata Ramos e outros. Convidada para focalizar: Danças Italianas no VIII EBDCS (Encontro Brasileiro Dança Circular Sagrada), Embu, SP – 2009; Convidada Especial para focalizar no Festival Rodas do Sul, Porto Alegre – 2014;  Focalizadora da oficina Dança Circular para Jovens e palestrante com o tema As Danças circulares na educação de crianças e jovens, noEncontro Internacional de Dança Circular, SESC/São Paulo – 2015; Focalizadora no Festival Flores e Cores em Holambra, SP; Focalizadora no Festival de Danças Circulares em São José do Rio Preto, SP. Criadora e co-organizadora do Encontro de Danças Circulares Minas Santo & Espírito das Gerais, em Santa Cruz, Espírito Santo, 2013, 2015, 2017 que reúne em torno de 240 pessoas de todo o Brasil. tatiaguirre@gmail.com / www.minassanto.com.br / +55 27 98824 1813

ELUZA SANTOS
Eluza Santos é amante incondicional da dança e das artes cênicas desde criança, tendo se profissionalizado muito cedo.  Atua como artista, educadora e pesquisadora nessa área e tem Doutorado em Dança e Artes Afins pela Texas Woman’sUniversity, Estados Unidos.  Ao ser apresentada à Dança Circular em 2015, seu amor desde a infância recebeu um frescor inigualado.

ALBA JANES SANTOS LIMA
Mestre em Música-UFRJ (2012); Especialização em Educação Comunitária - UFES (2009); Especialização em Infância e Educação Inclusiva- UFES (2006); Graduação Licenciatura em Música - UFPE (1998); Graduação em Música Sacra - SEC (1990); Habilitação Profissional em Magistério - EE1º e 2º Nossa Senhora de Lourdes (1985). Locais de atuação: Faculdade de Música do Espírito Santo; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Prefeitura Municipal de Vitória; Universidade Federal do Espírito Santo, faculdade Integrada DOCTUM, ; Seminário Teológico Batista do Espírito Santo; Conservatório Pernambucano de Música; Seminário de Educação Cristã. Tem experiência na área de Educação e Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Médio; Musicalização; Didática; Prática de Ensino do Estágio Supervisionado; História da Música, História da Educação, Pedagogia Musical, Orientação em TCC, Formação de música para professores da educação básica, Metodologia da Pesquisa. Bolsista do CNPq de 2014 a 2017 no Projeto de Pesquisa Organização de Núcleos de Cultura em Assentamentos do MST para fomentar a participação sociopolítica da juventude rural.

CONVIDADA ESPECIAL

VANERI OLIVEIRA
Psicóloga, Professora, Coreógrafa e Arte Educadora, com experiência em treinamento de pessoal; Sócia Diretora do SemeiaDança – Danças Circulares e da Paz Universal, desenvolve oficinas de Danças Circulares Sagradas desde 1998 com crianças, jovens e adultos e capacitação para profissionais nas mais diferentes áreas. Alguns locais onde atua e atuou: FEBEM/SP, Ballet Stagium (Projeto Joaninha, Coordenação do Projeto Professor Criativo) Peças teatrais (Lisistrata, Num Lugar de La Mancha, etc.), USP/SP, Hospital Cruz Azul, Escolas Públicas, Eventos artísticos, Asilos, Congressos, Centros Culturais, Parque públicos Diversos. Formação de instrutores na Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo. Professora de Pós Graduação e Extensão na FMU e Pós Graduação na Gama Filho, na disciplina de Danças Circulares e do Mundo. Participa do Grupo de Estudos/Pesquisa de Danças Circulares e do Projeto “Educação para a Vida: As Danças Circulares como Caminho”. Palestras diversas sobre ”Danças Circulares, aspectos simbólicos e Mudança de Paradigma”. Participou de inúmeros workshops com instrutores nacionais e internacionais de Danças Circulares.

CERTIFICAÇÃO
O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 
- Extensão universitária (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades. 

INVESTIMENTO
Inscrição: 150,00* 
Garanta a sua vaga. Inscreva-se agora

* Valor não reembolsável

 

PLANOS DE DESCONTOS E PARCELAMENTOS DAS MENSALIDADES

 

Em todos os cursos, oferecemos descontos significativos para quem antecipar suas matrículas, antes da data de início do curso, confira os valores:


2º Lote: 10x 352,00 cheque ou 10x 422,00 - Até 12 de Abril

3º Lote: 10x 392,00 cheque ou 10x 462,00


Opções especiais para pagamentos à vista ou em até 10 parcelas:

Ligue e agende um horário para negociação da melhor opção: 27 3222 1117/ 27 99903 1776.

 

QUERO AGENDAR UM HORÁRIO 


REDE FENIX







 
Aqui você encontra os melhores lugares para comprar.
É rápido, fácil e faz seu dinheiro render! A Rede Fênix concede descontos aos alunos, professores e colaboradores do Instituto Fênix de Humanização e Cultura numa grande rede conveniada aos mais diversos segmentos, educação, comércio, academias, escola de idiomas, farmácias, supermercados e muitos outros. Sem mensalidade, sem anuidade. Basta comprar e ganhar seu desconto na hora! Conheça nossos parceiros:   https://bit.ly/2uHp2cR

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA 
Formação livre: RG, CPF,  Comprovante de Residencia e Foto 3x4
*Para a certificação podem ser solicitados documentos adicionais ao longo do curso


VÍDEOS