DANÇAS CIRCULARES

Respeitar, aceitar e honrar as diversidades.

FORMAÇÃO EM DANÇAS CIRCULARES: MENTE, CORPO E ALMA EM MOVIMENTO
TURMA 3 - Início em 21 de Maio 2022

A Dança Circular vem se desenvolvendo com muita força no país em diversas áreas de atuação à medida que se desenvolvem pesquisas e mediante resultados com eficácia comprovada. 

Ela faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde que propõem o autocuidado, o despertar para o autoconhecimento e a consciência de que as emoções trabalham na construção da melhor saúde.

 

Oferecemos um curso teórico e prático destinado a pessoas de diversas áreas, interessadas em um caminho de desenvolvimento pessoal ou profissional de conhecimento e aprimoramento nas Danças Circulares. 

O curso é centrado na pessoa física, emocional, mental e espiritual e oferece ao participante conhecimento para ser um multiplicador consciente e atuar frente a grandes e pequenos grupos, integrando movimento, ritmo e emoção, ou simplesmente DANÇAR A VIDA tendo a Dança Circular como um caminho de autoconhecimento.

Benefícios

O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.

E não é necessário experiência anterior.

 

A Dança Circular nos proporciona:​

  • Autoconhecimento e autorrealização - fonte de vida, de energia e transformação pessoal. Relaxa, diverte e promove união. 

  • Socialização - o grupo promove apoio mútuo, cooperação e comunhão. 

  • Ajuda a combater o stress, a depressão e aumentar a capacidade de concentração pois na roda trabalhamos o corpo, a mente e as emoções. Segundo o psiquiatra Paulo Toledo Machado Filho, "A dança circular relaxa, alterando os neuro circuitos do estresse",  

  • Possui um aspecto inclusivo e coletivo capaz de criar vínculos e relações de solidariedade entre os praticantes.

  • Desacelera o ritmo do mundo moderno - a roda não cria competitividade, já que não há quem fique na frente ou atrás. O importante é manter o ritmo e a forma circular. Quem erra o passo é imediatamente ajudado pelo colega, para que o fluxo do movimento seja mantido.

  • É uma atividade artística, que não requer prática nem habilidade para ser realizada.

  • Trabalho neuro motor - a roda desenvolve a bilateralidade (controle motor dos lados esquerdo e direito do corpo) e exige que o cérebro processe a informação sobre o movimento de forma diferente da que está habituado.

  • A Dança traz prazer e bem-estar - a alegria da música e a animação do grupo colaboram para aumentar a produção de neuro-hormônios ligados à sensação de bem-estar, como por exemplo as endorfinas.

  • Trabalho aeróbico - aumenta a capacidade cardiorrespiratória, queima calorias e ajuda no controle da pressão arterial. É uma ótima opção de exercício físico

  • Equilíbrio emocional - a roda ou qualquer movimento circular, como girar sobre o eixo do próprio corpo, ajuda a pessoa a se auto centrar, se equilibrar e se organizar internamente.

  • Enfim, a Dança auxilia o sujeito a entender as mudanças necessárias para sua melhora ou cura, agindo de forma preventiva, complementar aos tratamentos e geralmente melhoram de maneira evidente os quadros e diagnósticos médicos. Assim, um facilitador de Dança Circular pode prestar concurso público, integrar equipes multidisciplinares de saúde e educação ou ainda dar aulas para seu próprio grupo. 

Matriz Curricular

A estrutura de funcionamento, com encontros no final de semana, permite conciliar com outras atividades e viabiliza a frequência de alunos de outros municípios, cidades e estados.
Essa Formação terá a coordenação de Fátima Aguirre Ramos e a chancela do Instituto Fênix de Humanização.

 

O repertório contempla Danças Tradicionais e Contemporâneas que seguirão o tema proposto de cada módulo.

Ao final de cada módulo cursado, será disponibilizado material completo com apostila, músicas e vídeos com a demonstração das danças, que será enviado através do Google Drive. 

Módulo I

21 e 22 de Maio

Origem: A Base dos movimentos das Danças Circulares

Módulo II

25 e 26 de Junho

Corpo, espaço e ritmo

Módulo III

09 e 10 de Julho

Didática de ensino das Danças Circulares.
Danças circulares na escola.

Módulo IV

27 e 28 de Agosto

A dança e o sagrado sob a perspectiva da Psicologia Analítica de C.G. Jung

Módulo V

17 e 18 de Setembro

Danças meditativas
Dançando os Florais de Bach

Módulo VI

15 e 16 de Outubro 

O grande círculo - Mestres Focalizados

Módulo VII

18, 19 e 20 de Novembro

Imersão - Compartilhando experiências

Público-alvo e Pré-requisitos

O Curso de Formação em Dança Circular não tem pré-requisito. É aberto a todas as pessoas, com ou sem graduação.

Profissionais que atuem em áreas diversificadas, como na área da Educação, Saúde, Projetos Sociais, interagindo com qualquer faixa etária e que têm interesse em utilizar as Danças Circulares como elemento facilitador do processo de cura, expressão pessoal e grupal ou pessoas que queiram simplesmente DANÇAR A VIDA. 

Atuação Profissional e Oportunidades:

Uma nova profissão com uma demanda crescente.
 

As Danças Circulares, que chegaram ao Brasil no início da década de 90, se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

A Dança Circular é cooperativa por natureza. Assim, nos tempos atuais, quando as pessoas estão buscando caminhos para harmonizar as diferenças, em roda, de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz a ancestralidade à flor da pele e conecta cores, raças, tempos e espaços, acessando outros níveis de consciência e percepção. Esta prática prepara o ser humano para uma nova etapa da humanidade, onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.

 

Com a Formação em Dança Circular você poderá:

  • Adquirir uma nova profissão

  • Ampliar os conhecimentos na área que já atua

  • Complementar a formação, em busca da certificação

  • Mudar de área

  • Conquistar uma renda melhor

  • Aumentar a pontuação para Concursos Públicos

  • Integrar equipes multidisciplinares na saúde e na educação

  • Ter seu próprio espaço/grupo de Dança Circular

A aplicabilidade das Danças Circulares Sagradas não tem limite. Especialmente no Brasil, ela está sendo vivida nos mais diferentes espaços de convivência: empresas, presídios, escolas, instituições, órgãos públicos, hospitais, abrigos e qualquer lugar que tenha seres humanos precisando de paz, calor humano, amor e compaixão.

Além disso, a Dança Circular faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde que propõem o autocuidado, o despertar para o autoconhecimento e a consciência de que as emoções trabalham na construção da melhor saúde.

A Dança auxilia o sujeito a entender as mudanças necessárias para sua melhora ou cura, agindo de forma preventiva, complementar aos tratamentos e geralmente melhoram de maneira evidente os quadros e diagnósticos médicos. Assim, um facilitador de Dança Circular pode prestar concurso público, integrar equipes multidisciplinares de saúde e educação ou ainda dar aulas para seu próprio grupo. 

Diferenciais da Formação em Danças Circulares Fênix

  • Único curso do Estado que oferece uma Formação Completa em Dança Circular.

  • A metodologia do curso, que envolve teoria e vivências práticas, permite ao aluno experimentar aquilo que ele vai realizar em sua carreira, além de colher os benefícios pessoais da dança, ao longo do curso;

  • Traz um enfoque global, tanto para quem busca benefícios pessoais, quanto para quem pretende atuar profissionalmente. É o tal "encontrar o caminho" e quando fazemos isso grupalmente, é mágico;

  • Agrega horas no somatório de pontos para concurso público por conta da carga horária;

  • Material Completo - vídeo didático com os estudos das danças trabalhadas, as músicas e toda a fundamentação teórica em apostilas feitas exclusivamente para o curso;

  • O aluno contará com acesso à Área do Aluno, onde poderá consultar todas as informações sobre os módulos, com seus respectivos conteúdos e material de apoio.

  • Imersão total – “O ponto alto do curso é a imersão que acontece fora do espaço formal e será um tempo para emergirmos integralmente na prática das Danças Circulares. 

“É um mergulho na prática. Estaremos juntos, em um tempo e espaço diferenciados, para aprofundarmos grupalmente o que foi vivenciado nos módulos cursados”. 

     Fátima Aguirre, Coordenadora. 

Estrutura Pedagógica

  • Acesso às informações pedagógicas, materiais, bibliografias e muito mais em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de um canal exclusivo de comunicação com setor pedagógico;

  • Coordenação Ativa: Você poderá contar com o coordenador do seu curso para o que for preciso;

Coordenação e Docentes

​Professora Fátima Aguirre Ramos - Conheça nossa coordenadora

Encontros Presenciais

De Maio à Novembro de 2022:

  • 06 finais de semana, sábados - 08:30 às 18h e domingos - 08:30 às 16h

  • Imersão, 18/11 - sexta-feira 18:00 às 21:30, 19/11 - sábado 09:00 às 20:30 e 21/11 - domingo 09:00 às 16:00. 

  • Vagas limitadas

     

Hospedagem

Tradicionalmente recebemos alunos de todos os lugares do Espírito Santo, Brasil e do mundo, todos os anos em nossos cursos. Para tanto, possuímos convênios de hospedagem para acolher nossos alunos em nossa maravilhosa capital, Vitória - ES. 
 

Certificação e Credenciamento

O seu certificado possui várias finalidades, entre elas:​

  • Extensão universitária (horas extracurriculares);

  • Enriquecer o seu currículo;

  • Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;

  • Avaliações para promoções internas nas empresas;

  • Gratificações adicionais conforme plano de carreira;

  • Concursos públicos (mediante verificação do edital);

  • Provas de títulos (mediante verificação do edital);

  • Seleções de mestrado e doutorado;

mec+17anos.jpg
Lista de Interesse

Obrigada pelo envio! Agora você faz parte da nossa Lista de Espera e será informado com antecedência sobre o curso de Dança Circular.