

ARGILA
Laboratório da Alma Ancestral
Esse belo curso tem uma proposta que vai muito para além das técnicas formais e do ensino da modelagem em argila. Sim, vamos aprender técnicas, instrumentos, truques e soluções profissionais para modelar, mas este curso tem um direcionamento que parte direto do inconsciente coletivo para as mãos de cada modelador pois a argila é uma das mais antigas e ancestrais manifestações artesanais do homem utilizada até os dias atuais. Seja para confecção de utilitário, representação do mundo ou mesmo como um instrumento de elaboração mental e amplificação simbólica.
O ato de modelar argila espontaneamente diz respeito às nossas raízes, e à nossa psique, sendo um momento prazeroso do “fazer” e que pode nos levar a profundas reflexões. Além de produzir peças projetivas, decorativas ou utilitárias que sem dúvida nos conectam com o nosso inconsciente pessoal e coletivo.
OBJETIVOS E BENEFÍCIOS
-
Trabalhar favorecendo o centramento
-
Alívio de medos, ansiedade e estresse.
-
Contato com a natureza e com o ato do fazer manual
-
Capacidade de reflexão e desenvolvimento de organização mental
-
Equilíbrio entre emoção e raciocínio lógico.
CONTEÚDO
-
Conhecendo a Argila, os instrumentos, e os recursos.
-
Iniciação às técnicas básicas de modelagem em argila.
-
Instrução para trabalhos com modelagem espontânea ou modelagem de objetos segundo a inspiração do aluno.
Ao final do curso os alunos farão a queima ao ar livre das suas produções nas Paneleiras de Vitória. Esta será uma oportunidade ímpar de se conectar com uma tradição capixaba centenária, além de apreciar a bela paisagem da baía de Vitória e conhecer as Tradicionais Paneleiras de Vitória.


Irineu Ribeiro (Linhares, ES, 20/06/1960).
Iniciou seu contato com o barro, ainda criança, no manguezal em Cariacica. Aos vinte anos, começou a modelar como artesanato, peças figurativas para venda. Cursou Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo, especializando-se em cerâmica. Suas referências para o trabalho plástico são o escultor francês Auguste Rodin, o capixaba Elpídio Malaquias e o trabalho das paneleiras, das quais passa a utilizar a mesma matéria prima.
Com exposições realizadas no Espírito Santo, na Galeria de Arte e Pesquisa na UFES, na Galeria Homero Massena, no Museu Capixaba do Negro e em Brasília, participou também de vários Salões do Mar recebendo prêmios pelo júri popular e menções honrosas. Entre os trabalhos mais significativos de sua produção artística estão “Caranguejada” e o Monumento em homenagem à comunidade negra do ES “Guerreiro Zulu”, localizado na frente da Assembleia Legislativa do ES. Além de artista visual, é Arteterapeuta.
Datas: 10/04/2021 - Sábado
24/04/2021 - Sábado
Horário: 8:30hs às 16hs
Investimento: R$190,00 à vista ou 3x de R$80,00
Materiais e Recursos Incluídos
-
Argila Especial das Paneleiras
-
Bases para Modelagem
-
Arame
-
Esteca
-
Esponja
-
Pincel