BLOG

Meditação e Prosperidade


    (12/12/18)  

De acordo com o Yoga Sutras de Patanjali (escreveu o Yoga Sutra há uns 500 anos a.c.) “Yoga é o comando e o acolhimento da mente”. O objetivo do yoga é uma mudança interior e não exterior. Você pode estar no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas e ver de forma diferente. Vamos fazendo exercício, nos sensibilizando e percebemos nossa mente. Descobrimos como acolhê-la e não controlar a mente, apenas percebendo-a melhor.
A neurociência explica de forma cientifica esses mesmos aspectos da mente, quando começamos a pensar muito negativamente o organismo produz o cortisol para amenizar a dor emocional e filtrar os estímulos cerebrais. O cortisol produzido em excesso provoca a depressão.
A meditação além de ser relaxante é um ótimo estímulo de verificação dos movimentos cerebrais. Com o conhecimento de seus processos, acolhemos a mente, entendemos, assim não seremos reativos a todos os estímulos que a mente nos trás.
O objetivo da meditação é você se conhecer melhor internamente, para chegar à iluminação, não é iluminação de forma religiosa, mas sim ao autoconhecimento do “ser”, do “self”, da centelha divina que nos habita.

Prática de meditação para começar o ano com prosperidade

Sentar-se com a coluna reta, no chão, na cadeira ou em almofadas de maneira confortável, prestar a atenção na respiração deixando o ar entrar e sair naturalmente e trazer o tema: abundância inesgotável da natureza, do amor no mundo, da saúde e financeira. Agora deixe os pensamentos virem, sem alterar a respiração e acompanhando o entrada e saída do ar nas narinas, o encher e esvaziar dos pulmões. Deixando a mente e os pensamentos flutuarem neste tema, sem manipular ou se apegar aos pensamentos. Comece agora mentalizando cada parte do corpo e relaxando-as: pés, dedos dos pés, panturrilha, joelho, coxas, quadril, tórax, ombros, braços, mãos, os dedos das mãos, coluna vertebral, pescoço, face, olhos e pálpebras. Sinta o seu corpo por inteiro completamente relaxado. Começa a levar sua mente para um espaço mental que só você se identifica com ele, como se fosse uma sala em penumbra. Nesse momento observe os movimentos da sua mente, é importante você não se apegar aos sentimentos e sim tomar consciência como observador. Se sua mente for para o passado ou futuro traga seus pensamentos para o momento presente. Medite por no mínimo 20 minutos. Para sair da meditação, vai mexendo as mãos e os pés devagar, acordando seu corpo se espreguiçando como se tivesse acordando de um sono profundo. Faça corretamente e você sentirá os benefícios da meditação, da felicidade interna. Namastê!


Vera Lúcia Gavazza
Graduada em Pedagogia com 20 anos de experiencia na área.
Pós graduada em Hatha Yoga atuando com práticas no Instituto Fênix e na Aposvale e como professora em Pós graduação na área (Saiba mais sobre as práticas).
Pós graduada em Arteterapia - atuando com atendimentos na CREVIDA - Centro de Recuperação da vida, trabalho com dependentes químicos.
Reflexologia Podal - Pratica em mais de 200 pacientes, trazendo resultados benéficos a pacientes com indicação cirúrgica, revertendo o processo na cura representativa de neuromas, artrose e fascite plantar.
Ministra ainda práticas para mulheres gestantes e crianças.