CURSOS

PÓS GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA


PRÓXIMA TURMA: 23 E 24 DE FEVEREIRO 2019

Arteterapia surgiu no pós-guerra na Inglaterra como iniciativa de vários profissionais das áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Arte e Pedagogia, com o intuito de resgatar os indivíduos traumatizados pela guerra, mutilados físico e emocionalmente.

A junção desses profissionais utilizando as diversas linguagens expressivas das artes como instrumento de expressão, seguindo a orientação da psicologia analítica de Carl Gustavo Jung, provou a grande eficácia do tratamento psicoterapêutico, reintegrando essas pessoas à vida e à sociedade.

A partir daí, se delineia toda uma trajetória, culminando com a formação acadêmica que hoje é conhecida como Arteterapia. É uma formação multidisciplinar, que dialoga com as Psicologias e se utiliza das Artes, como meio de livre expressão. No entanto, tem toda sua especificidade, seja na teoria e especialmente na prática. No senso comum a Arteterapia como formação acadêmica é associada ás Artes plásticas e a terapia ocupacional.

É uma formação acadêmica multidisciplinar e interdisciplinar, em permanente construção que dialoga com a psicologia analítica, gestalt-terapia e terapias corporais, além de outros saberes guiando-se pelos parâmetros da busca pelo auto-conhecimento, do estímulo á criatividade através da livre expressão, da percepção de si e do outro e da tomada de consciência para uma maior resolutividade na vida.
 

O QUE A ARTETERAPIA PODE FAZER POR MIM?
A Arteterapia é então uma terapia que através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade favorece:
O processo de individualização
A liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente
Contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos
Equilíbrio físico/ mental/ espiritual
Coordenação motora
Mais e melhores soluções para o dia a dia
Todos os conteúdos absorvidos nessa nova área do conhecimento serão de grande utilidade para todos os setores da sua vida.

A PROFISSÃO
Sem medo de errar podemos afirmar que a Especialização em Arteterapia não é um curso para quem busca apenas um título de pós-graduação.
O profissional Arteterapeuta está habilitado em sua formação para atuar na área da saúde, educação, recursos humanos, ou de qualquer outra área cujo objetivo seja o humano.

Esta atuação consiste em dar atendimento coletivo e/ou individual a quem deseja ou necessita pessoas que sejam portadoras de algum déficit de comportamento, aprendizagem, relacionamento familiar e social, além de auxiliar outros profissionais na área da saúde na recuperação de patologias como depressão, dependência química e etc. Porém a proposta primordial da arteterapia é a sua atuação preventiva evitando o adoecimento.

Este profissional trabalha com uma metodologia científica, utilizando as mais variadas linguagens expressivas, promovendo assim o auto-conhecimento do indivíduo, aumentando sua percepção e estimulando seus canais criativos, possibilitando maior e melhor qualidade de vida e uma melhor atuação profissional.

Trata-se de novos paradigmas para quem trabalha ou se interessa por saúde mental, educação, recursos humanos, inclusão social, terapias, humanização hospitalar e ainda para quem busca o autoconhecimento. O profissional arteterapeuta está habilitado em sua formação para atuar como facilitador na área de saúde, educação e recursos humanos. E atender clinicamente segundo os parâmetros da Arteterapia. Este atendimento pode ser coletivo ou individual.

O profissional Arteterapeuta possui seu CBO (Cadastro Brasileiro de Ocupações) 2263-10, e os movimentos nacionais não param de conquistar mais reconhecimento para a profissão.

NÚCLEO DE ATENDIMENTO
O curso de Arteterapia do Instituto Fênix é um dos únicos do Brasil que possui em sua sede um Núcleo de Atendimento Arteterapeutico, ou seja, o aluno pode utilizar o setting* para estágio atendendo á pessoas da comunidade, bem como passar pelo atendimento como paciente para experimentar o processo (o que é um dos pré – requisito que conferirá o título de Arteterapeuta ao aluno).  

*denominação para o espaço de atendimento em arteterapia

OBJETIVOS
Capacitar profissionais nas diversas áreas: Saúde, Educação Especial, Inclusão social e Terceiro Setor para trabalharem em suas funções de origem utilizando a Arteterapia.                                                                                 

PÚBLICO ALVO
A primeira coisa que deve-se saber sobre Arteterapia, é que o candidato não precisa ter nenhuma habilidade no campo artístico.
É necessário que o aluno tenha terminado ou esteja terminando o terceiro grau.
Nem a União Brasileira de Arteterapia e nem o Instituto Fênix restringem as profissões que podem ou não fazer a pós graduação por esta ter uma caráter multi e transdisciplinar. 
O curso é usualmente procurado por Artistas plásticos, Psicólogos, Médicos, Assistentes sociais, Pedagogos, Terapeutas, Educadores, Enfermeiros, Fonoaudiólogos embora tenhamos alunos contabilistas, arquitetos, matemáticos, administradores, advogados dentre outros. 

MATRIZ CURRICULAR       
Arteterapia I
Arteterapia II   
Arteterapia III   
Teorias Psicológicas –  Psicossociologia
Psicopatologia 
Fundamentos da Psicologia Analítica 
Fundamentos – Psicologia corporal 
Fundamentos – Psicofarmacologia  
Didática do Ensino Superior  
Metodologia da Pesquisa: Projeto em Arteterapia
Monografia
Estágio Supervisionado
Atividades – Extra curriculares
Processo Arteterapeutico Obrigatório

FUNCIONAMENTO DO CURSO
02 encontros mensais.
Sábados e Domingos de 08:30h ás 18:00h. 
Duração Presencial: 18 Meses
Carga Horária Total: 670 horas

CORPO DOCENTE

Glícia Manso
Formada em Estudos Sociais e Artes Plásticas, Especialista em Arteterapia e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Arteterapia do Instituto Fênix. Fundadora da Associação de Arteterapia do Espírito Santo, membro da Diretora da União Brasileira de Arteterapia. Possui título de Mestrado em Educação




Alessandra Azevedo Jantorno
Psicóloga, Especializada em SAÚDE DE PÚBLICA, é Doutora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015), Viajou pela CAPES como pesquisadora no exterior em pesquisa no campo da Psicologia Educacional (Bolsa da CAPES FOUDATION) , Universidad de Granada, Espanha (2014) , concluiu PHD em 2011.




Luziane Silveira
Formada em Comunicação Social. Especialista em Biodanza e Arteterapeuta, professora de alguns módulos em Arteterapia III, Linguagem Cênica em Arteterapia; Contos e Mitos Aplicados à Arterapia. Atualmente professora de Metodologia e Pesquisa da Pós para produção de monografia




Francisco B. Goulart
Atua com Grupo Regular  de Biodanza em Vitória desde o ano 2000
Diretor e Docente da Escola de Biodanza Sistema Rolando Toro de Vitória-ES. Facilitador Didata no Curso de Formação com aulas de Criatividade, Sexualidade, Definição e Modelo Teórico, Semântica Musical, Biodanza e Neurociências, Aspectos Fisiológicos e Biológicos da Biodanza. Especialização em Projeto Minotauro, Quatro Elementos e Educação Biocêntrica. Professor de Biodanza e Sons Aplicados à Arteterapia no curso de Pós-Gaduação em Ateterapia/Instituto Fênix em Vitória-ES   

Thiago de Sousa Freitas Lima
Psicólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – ES,
Mestre em Saúde Coletiva (UFES) – ES, Pós- Graduação em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama: Clínica de Indivíduos, Grupos, Organizações e Redes Sociais (FELUMA – Instituto Félix Guattari) – MG, Formação Profissional em Psicologia Formativa® (Centro de Psicologia Formativa do Brasil) – RJ, Formação em Massoterapia Indiana Ayurvêdica Sistema Shivam Yoga (Núcleo Sattva) – ES. Experiência internacional como Psicólogo Institucional na FUNDACÍON PARAÍSO OTOÑAL – Risaralda, Colômbia. Atua com atendimentos clínicos, consultorias, palestras e grupos de movimento.


Prof. Dra. Angelita Scárdua
É doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e mestre pela mesma Instituição. Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Espirito santo. Realizou estágio de pós-graduação (1998-2000) no Departamento de Neurociências e Comportamento da USP, onde investigou as relações entre o ciclo vigília-sono e os estados afetivos. Atua como psicóloga clínica e como docente de graduação e de pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Desenvolvimento Humano e Social, com ênfase nas experiências características da vida adulta, nos processos psicológicos básicos e na análise do Imaginário Cultural. É pioneira nos estudos sobre a felicidade no Brasil, sendo autora de um dos primeiros trabalhos na área aprovado por banca no país. Coordena grupos de estudo e cursos na área de psicologia. É membro da International Positive Psychology Association, da European Network for Positive Psychology, da Sociedade Brasileira de Neuoricências e Comportamento e da International Association for Jungian Studies.

CERTIFICAÇÃO
Sim! O curso é reconhecido pelo MEC.
Além dos nossos alunos e ex-alunos que podem atestar melhor do que ninguém a qualidade de nossos cursos de pós-graduação, o curso é reconhecido pelo MEC.

O Instituto Fênix mantém convênio com ATENEU INSTITUICOES DE ENSINO E PESQUISA LTDA - EPP (ver cadastro MEC) Credenciada de acordo com a Portaria MEC nº 956 de 22/06/1999/ Reconhecido pela Portaria MEC nº. 1.186 de 08/04/2005. E para os cursos de Especialização lato sensu pela resolução CNE/ CEC nº01/ 2001, de 08/06/2007.

CRONOGRAMA 

Turma 11 Vitória (em andamento)
Fevereiro - 3 e 24 
Março - 03 e 17 
Abril - 07 e 28
Maio - 12 e 26
Junho - 09 e 23
Julho - 07 e 14
Agosto - 11 e 25
Setembro - 01 e 15 
Outubro - 06 e 27
 
Turma 12 Vitória (em andamento)
Março - 17 e 18
Abril - 07 e 08
Maio - 26 e 27
Junho - 09 e 10
Julho - 07 e 08
Agosto - 04 e 05
Setembro - 15 e 16
Outubro - 27 e 28
Novembro - 10 e 11
Dezembro - 08 e 09

HOSPEDAGEM
Para aluno que tenha domicílio fora da Grande Vitória, mantemos parceria com o Guanaaní Hostel para hospedagem. Nos consulte para mais informações.

INVESTIMENTO - Escolha a sua opção de pagamento


Inscrição: R$ 120,00  
(CLIQUE AQUI) 
 
1º Lote até 15 de dezembro de 2018:
  • 26x R$ 352,00 no cheque
  • 26x R$ 422,00 no boleto
2º Lote até 29 de março 2019:
  • 26x R$ 392,00 no cheque
  • 26x R$ 462,00 no boleto
3º A partir de 30 de março de 2019:
  • 26x R$ 432,00 no cheque
  • 26x R$ 502,00 no boleto
-------------------------------------------------------

PROGRAMAS DE PAGAMENTO COM DESCONTO
Opção Á vista - 25% de bônus  
Opção 02 parcelas - 20% de bônus
Opção 06 parcelas - 15% de bônus
 
Tem alguma dúvida? Entre em contato
LISTA DA PRÓXIMA TURMA - CLIQUE AQUI